Com objetivo de engajar a Universidade na Agenda 2030, que contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, aplicáveis para todos os países e promovida pela Organização das Nações Unidas, desde janeiro todos os projetos de pesquisa da UFMS estão vinculados a um dos ODS.
“Vamos consagrar uma política de desenvolvimento para o estado de Mato Grosso do Sul, enfrentando os desafios de forma conjunta”, disse o reitor Marcelo Turine durante a mesa de divulgação do Prêmio Brasil ODS, realizada na manhã de sexta-feira, dia 11.
Representando as instituições de Ensino e Pesquisa, Turine disse que o investimento em Ciência e Tecnologia deve ser prioridade para apontar soluções para o desenvolvimento sustentável. “Essa aproximação entre instituições, a sociedade civil e a universidade é fundamental para a criação de produtos inovadores”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Tatiana Trad, presidente da Comissão Municipal para os ODS; da diretora de Relações de Políticas Sociais, Carmem Bueno, da Secretaria Nacional de Articulação Social; do Secretário-Adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna; do presidente do Sicredi, Antonio Kikuo Kurose; do conselheiro municipal José Geraldo Jara; e do prefeito Marquinhos Trad.
Gestão
No período da tarde, a diretora de Relações de Políticas Sociais, Carmem Bueno, e o assessor Marcio Nunes Pontual visitaram a UFMS para uma reunião com o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, os pró-reitores e assessores da Administração Central. O objetivo foi ampliar o entendimento sobre o plano de ação 2017-2019 para disseminar a Agenda 2030.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco Junior, apresentou o resultado das submissões ao edital PIBIC/PIBIC-AF/PIBITI 2018, que totalizou 700 inscrições, todas vinculadas aos ODS.
Seminários ODS
Como parte da estratégia de divulgação da Agenda 2030, a Secretaria Nacional de Articulação Social, do governo federal, tem promovido Seminários ODS em todos os estados do país. Até junho, todas as unidades federativas deverão ser visitadas. No dia 11, o evento também foi realizado no Amazonas e no Rio Grande do Norte.
“O governo federal assumiu esse compromisso como parte de um protocolo internacional e o nosso objetivo é inspirar e engajar as pessoas para multiplicar as soluções sustentáveis”, disse Carmem Bueno.
Nesse sentido, o governo federal está promovendo o prêmio ODS Brasil, que pretende “incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas desenvolvidas pelos governos estaduais, distrital e municipais e pela sociedade civil”.
Mais informações: www.planalto.gov.br/ods