UFMS vai investir R$24 milhões em editais de fomento

Nesta manhã, dia 2, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realizou uma cerimônia pública de lançamento dos Editais de 2018, para o fomento ao ensino, à pesquisa, à extensão, à inovação e ao empreendedorismo. Na ocasião também foi assinado o contrato de gestão entre a Administração Central, pró-reitorias e demais unidades, pactuando com a comunidade universitária todas metas e ações que serão realizadas neste ano.

Em 2018, a UFMS lança 80 editais com o objetivo de desenvolver diversas atividades e projetos; desde ações de extensão, bolsas, auxilio estudantil, até reforma e manutenção dos prédios. Ao todo serão investidos R$24 milhões. Além desse montante, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) também vai investir R$130 mil na universidade para o desenvolvimento de projetos.

Segundo o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, a prioridade de 2018 é atender os acadêmicos e acadêmicas. “Vamos investir para melhorar as salas de aulas, oferecer mais bolsas, mais oportunidades, reforçar a assistência estudantil, e assegurar uma formação com mais qualidade”.

Contrato de Gestão

Além do lançamento dos Editas de 2018, a equipe de gestão da UFMS assinou o Contrato de Gestão. O contrato é um instrumento moderno da administração pública que consiste em estabelecer compromissos periódicos e metas para cada uma das Unidades da UFMS. Com o documento, a governança pública terá condições de definir melhor os objetivos a serem alcançados e prazos de execução dos projetos. Na prática, todos os pró-reitores, secretários especial e diretores assinaram um compromisso público com a comunidade acadêmica para a implementação de das ações estratégicas de cada pasta ao longo de 2018.

De acordo com a vice-reitora da UFMS, professora Camila Ítavo a importância do contrato é enorme. “Na gestão pública é extremamente relevante saber “onde vamos chegar? ”, “qual o nosso plano?”, “quais as nossas metas?”, para então traçar um caminho. O objetivo do contato é justamente esse. Estabelecer o caminho que vamos percorrer para atingir as metas e, enfim, chegarmos onde queremos”, explicou.

Com todas as atividades que serão executadas pelas diversas unidades da UFMS, o contrato não é apenas um compromisso público, mas como complementa Vice-reitora é, “uma inciativa que amplia a transparência de nossa gestão, tornando-a também mais eficiente”.

O Reitor da UFMS reforçou o ineditismo da ação e pontou: “isto é um ato de coragem. Porque estamos colocando o realinhamento das ações e metas estratégicas juntos com Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade”.

Turine explica que cada Pró-reitor teve a tarefa de definir quais os programas serão estratégicos para 2018, a partir do PDI, e quais as ações serão executadas para que os programas se consolidem e quais os produtos serão lançados. “O contrato de gestão que estamos assinando hoje deixa claro para toda comunidade acadêmica qual é o foco e as prioridades da gestão da UFMS”, afirmou o Reitor.