UFMS simplifica normas para docentes

A UFMS aprovou na última reunião do Conselho Diretor, realizada no dia 28/3, uma série de conquistas e simplificações das normas para os docentes da instituição. A partir de agora, todos os professores, mesmo os que ocupam cargos de direção e coordenação, estão dispensados dos preenchimentos da folha de frequência e do Plano de Atividade Docente – Padoc.
A partir de proposta da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (PROGEP), será criada uma plataforma única de avaliação de desempenho docente para envio do plano e do relatório de atividades. O objetivo é diminuir a burocracia, trazendo sinergia ao processo, com sistemas que dialogam entre si, e maior transparência às ações dos docentes, além de atender uma antiga reivindicação dos docentes.
Também foram aprovadas várias modificações na Tabela de Pontuação da Produção Docente, com melhorias apresentadas pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que estudou as sugestões feitas pelas Unidades Setoriais.
“Com a aprovação desta nova resolução, a gente buscou atualizar e cobrir maior gama de atividades. A pontuação agora é relativa ao esforço de cada ação desempenhada. Mas o que é muito importante também é que a partir de agora, além de reunir dois itens numa mesma resolução (planejamento e avaliação), o Padoc deixa de existir. Hoje temos um ganho para o professor, que vai deixar de preencher um documento que não fazia sentido e não demonstrava o real esforço dos docentes”, explicou o professor Leandro Moreira de Campos Pinto, presidente da CPPD.