UFMS sedia premiação da Obmep

O teatro Glauce Rocha foi palco da premiação da 13º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que premiou mais de 100  alunos de instituições municipais, estaduais e também do Colégio Militar.  

A Obmep serve de estímulo para aproximar estudantes da matemática, um conteúdo que nem sempre é visto com bons olhos. Mas a competição tem transformado essa realidade. Só em 2017, de acordo com dados da organização, a competição nacional para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio bateu novo recorde: 18,2 milhões de inscritos, de 53.230 instituições de ensino, atingindo 99,6% dos municípios brasileiros. 

Segundo o professor da UFMS e coordenador regional da Olimpíada de Matemática, Bruno Dias Amaro, o ensino da matemática é muito importante. “A matemática não está apenas nas contas ou equações, ela está no contexto diário. Existe matemática por trás da compra do pão, da corrida de táxi. E a nossa ideia é mostrar que a matemática vai abrindo fronteiras para os alunos”, disse Amaro.   

O reitor da UFMS, professor Marcelo Turine que esteve presente na premiação ressaltou a importância da competição. “Para muitos alunos a Obmep não é apenas uma oportunidade de aprendizagem, mas também é uma oportunidade para se descobrirem como futuros profissionais. Acreditar no próprio potencial é fundamental para seguir em frente”. 

Criada em 2005, a OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).