UFMS sedia encontro nacional sobre sistemas de informação da extensão

Nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, acontece na sala 1 da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (SEDFOR), o 2º Encontro Nacional sobre Sistemas de Informação da Extensão Universitária. Participam pró-reitores e representantes das pró-reitorias de Extensão de 14 institutos e universidades públicas de todo o país.

“Desde o início de nossa gestão priorizamos a sistematização de dados e hoje, todos os processos de gestão são feitos on-line e têm funcionado de forma satisfatória. Além disso a Universidade desenvolveu outro sistema que está sendo aproveitado por 16 fundações de pesquisa de todo o país”, destacou o reitor da UFMS, Marcelo Turine, na abertura do evento, organizado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Froproex) em parceria com a UFMS.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Marcelo Fernandes Pereira, trata-se de um momento importante para se pensar em atualizações, melhorias e alternativas para manutenção dos sistemas de registro, gestão e monitoramento das ações de extensão.

Durante o Encontro, o chefe da Coordenadoria de Gestão de Sistemas, Maurílio Montanha, apresentou um histórico sobre o Sigproj. Criado em 2006, a partir do Sistema de Informação em Extensão Universitária (Siex), desenvolvido por meio de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e o Laboratório de Engenharia de Software (Ledes), o Sigproj foi implantado, posteriormente na infraestrutura do Ministério da Educação. “Em 2008, o Ministério procurou a UFMS para uma parceria em busca de uma solução para a seleção do Proext. Assim, customizamos o sistema para servir de plataforma única de cadastro de projetos de extensão no Ministério”, explica Maurílio.

Porém, não houve renovação da parceria com a UFMS e desde 2009, as melhorias no sistema não ocorreram por falta de equipe de manutenção, o que tem ocasionado problemas e dificuldades para os usuários. Atualmente, entre 30 e 40 instituições utilizam o sistema. “Nossa proposta nesse encontro é dar continuidade ao sistema por meio de uma rede de parcerias entre as instituições de ensino superior, com o objetivo de efetuar melhorias que atendam suas necessidades”, comentou Maurílio.

Texto: Vanessa Amin