UFMS sedia Cerimônia de Abertura de cursos de Especialização do PROADI-SUS

A professora Camila Ítavo, Vice-Reitora da UFMS, participou, na manhã de hoje, 22, da Cerimônia de Abertura Nacional dos cursos de especialização oferecidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde (MS), que tem parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os Conselhos nacionais de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), dos Secretários de Saúde (Conass) e de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), além da Anvisa e a UFMS.

Os cursos de especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (ESPIE), Vigilância em Saúde, Gestão das Emergências de Saúde Pública (GESPE) e Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente são oferecidos para os profissionais do SUS das Regiões de Saúde de Mato Grosso do Sul. As etapas pedagógicas aplicadas são baseadas na identificação do problema, formulação de explicações, elaboração de questões, busca de informações, construção de novos significados e avaliação do processo.

De acordo com Luz Marina Braccialli, representante do Instituto Sírio-Libanês e do Ministério da Saúde, essa é a 2ª edição dos cursos de especialização, que foram pactuados com 372 municípios do Brasil e tem por objetivo promover a integração dos envolvidos. “A participação da UFMS é um ganho para o serviço. O processo de ensino-aprendizagem do IEP/HSL estimula o aluno a elaborar um novo raciocínio científico ao articular os conhecimentos teóricos com a prática”.

Camila declarou que a UFMS sempre será parceira desse tipo de iniciativa, que promove o fortalecimento do ensino e do serviço.

PROADI-SUS

Criado em 2009, o PROADI-SUS é resultado de uma parceria do Ministério da Saúde (MS) e as entidades de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE) e de Reconhecida Excelência. O Programa é regulamentado pela Lei Federal nº 12.101. As ações do Hospital Sírio-Libanês se enquadram neste programa e têm a aprovação e o monitoramento do Ministério da Saúde. São projetos focados em assistência, ensino e pesquisa e englobam estudos de avaliação, incorporação de tecnologias e capacitação de recursos humanos.

O PROADI-SUS tem como objetivo promover o desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e de capacitação profissional.