UFMS se destaca nas áreas de Ciências Sociais e Educação do Times Higher Education Subjects

O Ranking Mundial de Universidades 2022, organizado pela Times Higher Education (THE), definiu quais são as melhores instituições por área do conhecimento e a UFMS se destacou em duas: Educação e Ciências Sociais. Trinta instituições brasileiras aparecem nessas listas e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é uma das três representantes da região Centro-Oeste.

O objetivo do ranking é categorizar quais universidades oferecem boa formação aos estudantes em 11 áreas: Administração e Economia, Educação, Direito, Ciências Sociais, Ciências da Computação, Engenharia, Saúde, Biologia, Física, Psicologia, Artes e Humanidades.

Em relação a Educação, a UFMS garantiu pontuação geral de 12.4 a 23.1, se classificando na faixa 501+, ou seja, está entre as 500 melhores universidades do mundo nesta área. O ranking apresenta as instituições que se destacam nas disciplinas de educação, formação de professores e estudos acadêmicos em educação, e é liderado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Já em relação à área de Ciências Sociais, a UFMS garantiu pontuação geral de 9.5 a 24.3 está classificada na faixa 601+. O ranking destaca as instituições que estão liderando nas disciplinas de estudos de comunicação e mídia, política e estudos internacionais (incluindo estudos de desenvolvimento), sociologia e geografia, sendo a Universidade de Oxford, no Reino Unido, a primeira colocada.

Em ambas as categorias, a THE analisou o desempenho dos cursos em relação ao ensino, à pesquisa, citações em artigos e trabalhos, internacionalização e renda oriunda da indústria por meio da transferência de tecnologia produzida na universidade.

A lista completa das universidades classificadas pode ser acessada aqui.

Melhoria no desempenho

Em setembro, o Ranking Mundial de Universidades de 2022 divulgou a avaliação geral de 1.662 instituições de ensino de 99 países e territórios, e a UFMS apareceu na faixa de 10.6 a 22.3, em 1201+. A Universidade melhorou seu desempenho em quatro dos cinco indicadores avaliados em relação aos dois últimos anos. Em relação à pesquisa, por exemplo, subiu de 9.2 para 9.7; às citações, de 9.7 para 13.0; os investimentos realizados por empresas e indústrias de 35.6 para 38.1; e à visibilidade internacional de 19.0 para 20.4. O indicador ensino apresentou uma pequena diminuição no índice de 17.3 para 17.0. Clique aqui para mais informações.

Texto: Leticia Bueno