UFMS recebe visita de professor da Universidade de Washington

O professor da Universidade de Washington/Tacoma, Orlando Baiocchi, visitou a Cidade Universitária para debater propostas de parcerias. O docente participou de reuniões com grupos de pesquisa para discussão de possibilidades de cooperação e de trabalho em conjunto entre a UFMS e a Universidade de Washington, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento das produções científicas e proporcionar um intercâmbio intelectual aos estudantes de graduação e pós-graduação.

O diretor da Agência de Internacionalização e Inovação, Saulo Gomes Moreira, falou sobre a importância da visita e ressaltou que novas parcerias podem surgir. “Encaminhamos uma proposta no final da agenda do professor para realização de um workshop integrador, algo que pode feito já a curto prazo, entre os grupos de pesquisa das instituições. A área que ficou mais em evidência, é sobre cidades inteligentes, pois o professor já tem cooperações com outras universidades dentro dessa linha e que é uma área de interesse para a UFMS, então possivelmente o nosso acordo vai para esse campo. Em novembro devemos realizar uma visita na Universidade de Washington para da mesma forma, conhecer as pesquisas que são realizadas por lá”.

O professor visitou as instalações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), da Faculdade de Computação e também os espaços de inovação para conhecer os projetos que são desenvolvidos nestas áreas.

O professor da Faeng e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Edson Antônio Batista explicou que um dos assuntos tratados na visita foi o estabelecimento de uma dupla diplomação para os estudantes da área. “Essa visita é uma forma de estabelecer intercâmbios de projetos de pesquisa, outra coisa que estamos buscando é a possibilidade de uma dupla diplomação, ou seja, estudantes de pós-graduação e graduação ter um diploma nosso e um da Universidade de Washington/Tacoma, pensando no desenvolvimento da produção intelectual. A especialidade dele é engenharia elétrica e essa ação da Universidade em trazê-lo para conhecer, para estabelecer essa parceria é muito importante. Fizemos reuniões também com os estudantes para troca de ideias e muitas visitas técnicas para conhecer as instalações dos laboratórios e toda a parte tecnológica”.

O professor da Universidade de Washington/Tacoma, Orlando Baiocchi é brasileiro, mas atua nos Estados Unidos há 39 anos. “A recepção aqui foi excelente, pessoal muito cordial e estou impressionado com a qualidade do trabalho, particularmente a área de eletrônica e o nosso objetivo é estreitar e ampliar as relações que já existem entre a Universidade de Washington/Tacoma com a UFMS, pois já há algum trabalho sendo feito na área dos direitos humanos, então é aproveitar a oportunidade e incluir as áreas das engenharias e se possível achar meios de financiar e estabelecer acordos para dupla diplomação”.

Texto: Bianka Macário

Fotos: Bianka Macário e Edson Antônio Batista