UFMS recebe visita da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para debater cotas

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu na tarde de terça-feira (14/2) uma visita do Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo. A reunião teve o objetivo de apresentar o programa de Ações Afirmativas da UFMS, além de discutir sobre os mecanismos de controle para o ingresso nas universidades federais e concursos públicos via sistema de cotas. O Secretário Nacional foi recebido pela Vice-Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, no cargo de Reitora em exercício, e por equipes das Pró-Reitorias. O Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, também participou do encontro.

Durante a reunião, foi entregue ao Secretário um relatório detalhado com todas as ações afirmativas desenvolvidas pela UFMS, incluindo dados sobre o número de alunos e servidores que entraram na Universidade a partir das cotas.  Dentro desse regime, a UFMS possui 2027 alunos de graduação.  Já na parte referente ao corpo docente e técnico, são 30 profissionais.

Juvenal expressou que a maior preocupação da Secretaria, em termos nacionais, diz respeito aos mecanismos para evitar fraudes no sistema. Para enfrentar esse problema, o Secretário aponta a necessidade de se criar um mecanismo adequado de verificação, que auxilie as universidades em todos o país. Para o gestor federal, as falsificações, além de distorcerem o sistema de cotas, aumentam a desigualdade e o preconceito.

“O motivo da nossa visita aqui é para que nós possamos, além de receber o relatório de monitoramento do sistema de vagas, conhecer também a banca de verificação. Infelizmente, ainda por causa do número grande de fraudes, é necessário estabelecer um mecanismo. E devido à nossa parceira com a Universidade, queremos minimizar com um trabalho de conscientização da necessidade dessa política para que os alunos cotistas se sintam à vontade para que possamos analisar a permanência deles”, explicou o Secretário.

Sobre o tema, a Vice-Reitora, Camila Ítavo, comentou que a parceria da Secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é muito importante para melhorar todas as políticas étnico-raciais adotadas na Universidade, incluindo o próprio sistema de cotas. “Temos a implementação plena dessas políticas. Mas é importante que tenhamos essa verificação. A visita da Secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial nos dá respaldo para que possamos trabalhar com critérios corretos, dando maior segurança aos alunos que são realmente cotistas, e fazer com que eles sejam realmente incluídos. Infelizmente, por conta das inúmeras fraudes, o aluno que ingressa pelas cotas ainda passa por um processo de discriminação na universidade”, afirmou.

Camila ainda ressaltou que a UFMS não aceitará nenhum tipo de discriminação ou preconceito. “A Universidade é um local onde não podemos admitir o preconceito. Por isso, vamos trabalhar arduamente, junto com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, para que exista na UFMS uma cultura diferente”, defendeu a Vice-Reitora.

A Pró-reitora de Assuntos Estudantil, Ana Rita Barbieri, também defendeu a mudança de cultura na UFMS. Ela explica que o trabalho da Pró-reitoria tem como foco superação das desigualdades a partir do aprimoramento das dimensões jurídicas e materiais que norteiam a questão das políticas de igualdade racial.

“Precisamos de uma mudança na dimensão jurídica. E, neste ponto, estamos bem avançados, com algumas definições que precisam ser trabalhadas, como o critério de verificação das cotas, para que tenhamos meios objetivos para avaliar o processo.  Precisamos, em seguida, mudar a dimensão material, que é oferecer condições para que esse aluno cotista entre e permaneça na Universidade.  É neste ponto que vem a terceira mudança, na dimensão cultural, que é a mais difícil, pois implica no reconhecimento das pessoas como iguais. Isso só ocorre quando temos o suporte das dimensões jurídica e material, promovendo um clima integração das pessoas diferentes”, argumentou a Pró-Reitora.

Entre as ações afirmativas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Ana Rita destacou a criação de um canal de acompanhamento para os alunos cotistas. O sistema será online e permitirá o diálogo direito entre gestão da UFMS e os estudantes. A iniciativa pretende auxiliar a administração central no combate ao racismo e na identificação de problemas relacionados ao desempenho acadêmico.

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, também entregou o relatório de ações afirmativas do Instituto.