A UFMS é a mais nova integrante do Programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE), em que busca fomentar o surgimento de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no país, assim como profissionalizar empreendedores e estudantes, com o aprimoramento de habilidades, conhecimentos e atitudes em relação ao mercado.
Com a concessão do selo pelo Programa, a Universidade viabiliza um espaço físico de interlocução para orientação e capacitação de empreendedores e potenciais empreendedores, através de atendimentos, cursos e eventos. As atividades serão norteadas em cinco vertentes do segmento: o aprimoramento do perfil empreendedor e do ato de empreender, aumento do índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios, além da geração de riqueza; promoção dos atributos pessoais e competências interdisciplinares, captação de conhecimento sobre a educação empreendedora e redução de riscos.
Instituição Amiga do Empreendedor
O IAE é coordenado por um grupo interinstitucional, composto por representantes da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (Mec) e da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Conta, ainda, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e das instituições de ensino superior. Atualmente, o Programa conta com a participação de 229 instituições em todo o país.
Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo) com informações do IAE