Hoje, 18, a Universidade recebeu a Certificação de Excelência em gestão e governança pública. O prêmio foi concedido durante a Jornada da Excelência do Movimento MS Competitivo.
A jornada avalia a instituição pelo Modelo de Excelência de Gestão (MEG), adotado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Foram discutidos e avaliados oito fundamentos básicos: pensamento sistêmico, compromisso com as partes interessadas, aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, liderança e transformação, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor.
A UFMS participa desde 2019 da Jornada de Excelência, que segundo o instrutor técnico do MS Competitivo, Carlos Schauff, é um movimento para melhorar as gestões das organizações. “São tratados através de planos de melhorias, que vão desde revisão de valores e princípios até melhoria em inovação e processo”, avaliou.
O processo para certificação é realizado em quatro etapas. Na primeira, Escolha da Jornada, a Universidade confirmou a escolha do Nível do Modelo de Excelência que desejava usar como guia, com base em entrevistas do coordenador do MS Competitivo, apoiado pelo Instrutor Líder da Jornada com a equipe representante da instituição. Foram relacionadas e apresentadas as principais estratégias, certificações e processos de gestão, como sistema de reuniões, avaliação da equipe, reconhecimento e sistema de indicadores.
Na segunda etapa, Diagnóstico Participativo, foi realizado um workshop utilizando o guia escolhido e apoiado pela Metodologia MEGplan© – planejamento para mapear o perfil da organização e listar indicadores existentes e recomendados, e lacunas na gestão, com participação dos grupos formados por gestores.
Na terceira etapa, Plano de Melhoria da Gestão, foi realizado um workshop para construir planos de ação enxutos, a fim de tratar as principais lacunas diagnosticadas e, posteriormente, outro workshop participativo foi desenvolvido, mas para avaliar a implementação desses planos.
A última etapa é a Certificação, da qual participou um auditor externo para realizar a auditoria dos procedimentos e progresso da jornada, com o intuito de verificar a qualidade do diagnóstico, dos planos de melhoria da gestão e de sua execução por meio de entrevistas e checagem de documentos, seguindo o protocolo de auditoria do MS Competitivo para Jornadas de Excelência.
A cerimônia teve a participação (on-line) de Eduardo Riedel, secretário de governo e gestão estratégica de Mato Grosso do Sul. Riedel cumprimentou a Universidade por buscar capacitar-se para melhorar a gestão e processos na governança pública e relembrou, “nós passamos pelas instituições, mas as instituições ficam”.
Texto: Helton Oliveira