UFMS promove treinamento em software de similaridade para professores

Na próxima segunda-feira, 18, os professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade poderão participar do treinamento para uso do software de similaridade Turnitin Originality, já disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UFMS. O encontro será às 10 horas, por meio da plataforma de videochamadas Zoom.

A iniciativa foi uma recomendação do Conselho Editoral da Editora UFMS. Segundo a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, esta é a primeira vez que a Universidade oferece o software aos professores. “O objetivo é aumentar a qualidade e a integridade da produção acadêmica da graduação, pós-graduação, ou mesmo dos periódicos da Universidade e das obras submetidas à Editora”.

A diretora explica que a plataforma aponta índices de similaridades que podem auxiliar professores na identificação de trechos retirados de obras sem a devida citação, o que também permite esclarecer aos estudantes a forma correta para referenciar autores em seus trabalhos acadêmicos. “É uma oportunidade de aprendizagem nas correções das tarefas realizadas ao longo do curso e principalmente ao final das disciplinas. Isso é importante porque vêm ao encontro da inovação, originalidade, direitos autorais, da ética e, em um sentindo mais amplo, dessa promoção da qualidade da nossa produção”, complementa.

A Turnitin é referência em produtos que visam garantir a originalidade das produções em diferentes níveis da educação, contribuindo para o processo de escrita, avaliação e checagem de similaridade da redação científica. Atualmente, a empresa mantém parcerias com instituições como a SciELO, Crossref e ABEC Brasil e oferece serviços às universidades de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp), Federal da Paraíba (UFPB), Fundação Getulio Vargas (FGV), Fundação Dom Helder Câmara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), entre outras, e agora à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

As inscrições para o treinamento do software são gratuitas para os professores da Universidade, que devem informar o e-mail institucional e passaporte UFMS no formulário on-line disponível aqui.

Texto: Christiane Reis