Estão abertas as inscrições para o curso de Lógica Aplicada na Escrita Científica, voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da Universidade. O objetivo é estimular o desenvolvimento da escrita científica adequada a padrões de produções de alto impacto nacional e internacional. A oportunidade é promovida pela Pró-reitoria de Pós-graduação (Propp), por meio da Diretoria de Cooperação Científica e Tecnológica, com apoio das Pró-Reitorias de Extensão, Cultura e Esporte e de Gestão de Pessoas e da Agência de Educação Digital e a Distância.
“A redação de textos científicos é tema de grande relevância na academia, pois dela resulta a boa repercussão dos trabalhos nos meios científicos nacional e internacional. A UFMS constantemente vem promovendo ações de apoio à pesquisa científica e tecnológica e inovadora, e o oferecimento do curso vem ao encontro dessas ações, contribuindo na preparação de estudantes e pesquisadores em um processo contínuo de pensamento do conhecimento científico”, explica o diretor de Cooperação Científica e Tecnológica da Propp, Marco Antonio Mattos.
O curso será ministrado pelo professor aposentado da UFMS Teodorico Alves Sobrinho. De acordo com o professor, a intenção é demonstrar as bases e conceitos para estruturar a pesquisa científica e proporcionar lógica ao texto científico, evitando a rejeição do manuscrito em revistas de impacto, por exemplo. “Enquanto não mudarmos o modo de pensar e agir, com o novo método contemporâneo, para produzir textos científicos com lógica e estilo internacional, ficaremos sempre na busca de revistas de baixo impacto para publicar nossa produção com facilidade. A busca de atualização no processo de escrita científica com estilo e lógica é um bom começo de caminhada, no longo caminho a ser percorrido. Para tanto, basta darmos o primeiro passo”, complementa.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do Sigproj em duas etapas. A primeira, entre os dias 14 e 23 de setembro, é destinada aos estudantes da UFMS. A lista de inscritos será divulgada no dia 24 e o curso realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, das 8h às 11h30.
Já na segunda etapa, do dia 14 de setembro a 20 de outubro, os professores e pesquisadores com vínculo institucional com a Universidade poderão se inscrever no curso. A lista de inscritos será divulgada no dia 22 de outubro e o curso realizado do dia 26 a 28 do mesmo mês, das 8h às 11h30.
As aulas serão realizadas por meio do canal da Agência de Educação Digital e a Distância no YouTube. O curso abrange todas as áreas do conhecimento e haverá emissão de certificado para os participantes que assinarem a lista de frequência e obtiverem o mínimo de 75% de participação.
Mais informações e detalhes no edital abaixo.
Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)