UFMS participa de workshop internacional sobre sustentabilidade na próxima semana

Entre os dias 23 e 26 de agosto será realizado o 7º Workshop Internacional do Ranking GreenMetric (IWGM) 2021 em colaboração com a Universidade Putra Malasya. Devido à pandemia da Covid-19, o evento será realizado em formato on-line, com transmissão pelo canal UI GreenMetric no YouTube e via Zoom Meeting.

A UFMS é uma das seis instituições de ensino superior brasileiras que participam do workshop que neste ano terá como tema Universidades, UI GreenMetric e ODS em época de pandemia. “A UFMS já participa do ranking UI GreenMetric de universidades sustentáveis desde 2019, contudo, este é o primeiro ano que participaremos do workshop. Estar em um evento internacional voltado para a sustentabilidade nas universidades é uma excelente oportunidade de visibilidade, divulgação e consolidação das práticas sustentáveis desenvolvidas. Somos uma das seis universidades brasileiras que participarão do evento e a única do Centro-Oeste”, diz o diretor de Desenvolvimento Sustentável (Dides), Leonardo Chaves de Carvalho.

Serão apresentados 29 trabalhos durante o evento, entre eles o artigo e o pôster sobre as iniciativas inovadoras desenvolvidas pela UFMS durante a pandemia, bem como um vídeo institucional produzido com auxílio da Agência de Comunicação Social e Científica. “O artigo Inovação na pandemia: as ações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para garantir os direitos da comunidade universitária está enquadrado no tema 6 do GreenMetric: Desafios e inovação para a gestão da educação e da pesquisa em universidades em tempos de pandemia. É uma oportunidade de divulgação internacional das iniciativas inovadoras desenvolvidas pela UFMS durante a pandemia, que permitiram a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas e a conclusão do calendário acadêmico de 2020, tais como: criação do Plano de Contingência, Guia de Atividades Acadêmicas e Plano de Biossegurança da UFMS; Capacitação dos professores e estudantes; Inclusão digital; Estudantes indígenas conectados; e Proteção à saúde de estudantes e servidores”, explica Leonardo.

Segundo Leonardo, dentre as iniciativas, pelo menos, 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU estão atendidos: ODS 3 – Saúde e bem-estar, ODS 4 – Educação de qualidade, ODS 10 – Redução das desigualdades, ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação. O artigo, o pôster e o vídeo estarão disponíveis a partir de segunda, 23, no site do evento iwgm.ui.ac.id. Saiba mais sobre as ações que têm fortalecido o desenvolvimento sustentável na UFMS aqui.

Texto: Vanessa Amin