UFMS participa da inauguração do Biopec

Nesta quinta-feira (30), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) participou da inauguração do o Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec), da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS).  O Biopec é o mais moderno na área de pesquisa em segurança e qualidade da carne da América Latina, possibilitando estudos relacionados a agentes de alto risco como salmonelose, brucelose, tuberculose, vírus da febre aftosa, influenza aviária, influenza suína e raiva.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, esteve presente na ocasião e disse: “o laboratório servirá para continuar contribuindo nos estudos e pesquisas que o país realiza, e trazendo mais benefícios ao setor produtivo da carne”.

De acordo com o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, o laboratório será muito importante para desenvolver ainda mais a ciência, tecnologia e inovação no Mato Grosso do Sul. “A Com o Biopec, vamos ampliar as pesquisas na área da sanidade animal e subsidiar com maior qualidade a cadeia produtiva e a sociedade como todo, já que será possível consolidar estudos que reforcem a segurança e qualidade alimentar. Isso é um grande salto para ciência”, comentou.

Estrutura

A área total do laboratório é de aproximadamente 1.000 m2, das quais 500 m2 com infraestrutura contendo área de contenção em biossegurança, além de uma inédita estrutura para biotério de manutenção e experimentação animal Nível 3. O Laboratório conta com um complexo sistema de segurança automatizado e integrado.

A previsão é que comece a funcionar em abril, com início de operação pelas salas de apoio, onde há infraestrutura em biologia molecular e para operações de suporte. Logo depois começa o funcionamento dos laboratórios dos níveis mais avançados e o biotério de experimentação.

Para a construção do Laboratório Multiusuário de Biossegurança para Pecuária (Biopec) foram investidos R$ 10 milhões. Os recursos têm como origem o orçamento da Embrapa e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Colaboração: Assessoria de Comunicação da Embrapa Gado de Corte