UFMS oferta quatro cursos no Programa de Mobilidade Virtual Internacional da Andifes

Entre os meses de julho e agosto, o Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes – Destino: Brasil irá promover cursos on-line de curta duração com professores de 41 instituições federais, incluindo a UFMS.

São mais de cem cursos gratuitos de diversas áreas do conhecimento, ministrados nos idiomas inglês, francês, espanhol e italiano. Em português, apenas o curso “Língua Portuguesa para estrangeiros”. O objetivo é disseminar a cultura, a ciência, as linguagens e a educação nacionais. As inscrições vão até 30 de junho.

Quatro professores da UFMS estão participando com cursos nas áreas de Linguística, Antropologia, Biologia e Fisioterapia. Três serão conduzidos em inglês e um em italiano. “O Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes – Destino: Brasil que fez as escolhas [da seleção dos cursos inscritos], se baseando nos critérios de culturalidade. Todos os cursos apresentados têm que mostrar uma potencialidade cultural. Nós, enquanto Secretaria de Relações Internacionais, participamos do processo no sentido de orientar os professores e enviar as propostas. A UFMS encaminhou quatro propostas e todas foram aprovadas”, explica Lucilene Machado Garcia, chefe da Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova).

Confira abaixo a descrição dos cursos dos professores da UFMS, disponível também no catálogo de cursos.

Indigenous communities and the Brazilian Portuguese language: linguistic and anthropological notions – coordenado pela professora Caroline Pereira de Oliveira, o curso tem o objetivo de apresentar noções introdutórias sobre a vida indígena brasileira, no que diz respeito à linguística e alguns aspectos antropológicos.

“A língua portuguesa tem, em sua estrutura lexical, muita influência das palavras indígenas, assim como das línguas africanas. Ressaltamos que às vezes focaremos nas populações indígenas brasileiras, já que no Brasil são faladas mais de 180 línguas, sendo Mato Grosso do Sul a segunda maior população indígena. Entendemos que a sociedade brasileira, assim como a língua portuguesa do Brasil, vem de uma intensa relação entre diferentes línguas e culturas, sejam elas europeias, indígenas ou de origem africana. Assim, este curso pretende lidar com a diversidade do português falado no território brasileiro, incluindo suas diversas manifestações culturais”. [tradução livre]

Fare antropologia in Brasile – coordenado pelo professor Francesco Romiz, o curso visa apresentar como os estudos em antropologia são conduzidos no Brasil.

“O curso, dirigido a estudantes italianos de antropologia cultural, tem como objetivo principal apresentar aos participantes a antropologia brasileira, suas discussões teóricas, seus campos de pesquisa e seus programas de pós-graduação. Isso será apresentado por meio da experiência de seis antropólogos italianos que, nos últimos anos, tiveram a oportunidade de viver essa antropologia diretamente, estudando ou trabalhando em universidades federais brasileiras. Por meio deste curso, da imersão dos participantes e do envolvimento de suas universidades de origem, objetivamos promover a qualidade do ensino e da pesquisa das universidades federais brasileiras, torná-las mais atraentes no contexto de programas internacionais de mobilidade de estudantes e professores e, consequentemente, promover uma dinamização do processo de internacionalização de todas as instituições envolvidas”. [tradução livre]

Brazilian venomous animals: diversity and biotechnological applications – coordenado pelo professor Malson Neilson de Lucena, o curso explora os principais animais venenosos do Brasil.

Venon é um tipo de veneno expelido por um animal. Os diferentes tipos de venons evoluíram em uma ampla variedade de animais, tanto vertebrados quanto invertebrados. Este curso explora os principais animais peçonhentos do Brasil, como identificá-los, as características da intoxicação, primeiros socorros, antiveneno e tratamento, epidemiologia e fisiopatologia; e o potencial de desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos e farmacêuticos a partir do veneno de animais. Alguns tópicos incluídos são: introdução à diversidade dos animais peçonhentos brasileiros; cobras, escorpiões, aranhas, formigas, abelhas, vespas e outros insetos venenosos.” [tradução livre]

Special Topics in Physiotherapy: Dermato-functional Physiotherapy in Women’s Health – coordenado pela professora Ana Beatriz Gomes de Souza Pegorare, o curso fala sobre o Manual de Práticas e Condutas em Fisioterapia Dermatofuncional, lançado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento da UFMS, que recebe estudantes das áreas de Fisioterapia, Educação Física, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.

“O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento, em parceria com a Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatológica, publicou pela Editora da UFMS o ‘Manual de Práticas e Condutas em Fisioterapia Dermatofuncional: pré e pós-operatório de cirurgias plásticas’. Este manual será disponibilizado em formato e-book em português. Portanto, para que este material seja divulgado a todos e aos estudantes de fisioterapia do exterior, a fim de nortear as práticas éticas e técnicas da área, é importante disponibilizar esse material na forma de disciplina. Este curso apresentará a atuação da fisioterapia no período pré e pós-operatório de cirurgia plástica”. [tradução livre]

As inscrições devem ser feitas em destinobrasil-andifes.org, site oficial do programa. Mais informações também podem ser obtidas no link.

Texto: Leticia Bueno