A Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) irá ofertar vários cursos rápidos de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação voltadas para o ensino de graduação e pós-graduação, como forma de ajudar os professores e estudantes a realizarem as atividades a distância.
Segundo o chefe da Sead, Hercules da Costa Sandim, se preconiza que as direções e os coordenadores de curso fomentem os professores a utilizarem essas tecnologias, entre elas o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, as ferramentas da Google (como Drive, Classroom, Meet, Gmail), além de Facebook, WhatsApp, entre outras.
“Sabemos que nem todos os professores utilizam essas ferramentas, por isso, estamos lançando uma plataforma dentro do próprio Moodle, onde vamos ofertar alguns cursos para capacitá-los neste sentido”, expõe Hercules.
O primeiro curso é sobre o Moodle, que traz, em 10 horas, orientações básicas de como se cadastrar, como o docente pode matricular seus alunos a partir do Siscad, como realizar as atividades, quais são as estratégias, entre outras informações. O Moodle permite aplicar provas, questionários, enviar vários tipos de arquivos, determinar horários para as avaliações, número de tentativas, podendo ser configurado ao interesse do professor.
O Moodle é uma ferramenta utilizada na Universidade há muitos anos. Em 2019, a UFMS registrou mais de 900 turmas de atividades com esse ambiente virtual. “Por isso, a ideia é justamente aumentar o alcance do conhecimento da plataforma para professores e alunos. É uma ferramenta fácil quando se utiliza os recursos básicos. Apresenta recursos mais avançados, mas cada professor pode ter uma especificidade ou outra e se ele quiser um recurso mais avançado pode usar o suporte da nossa secretaria”, afirma o chefe da Sead.
Além dos fóruns de discussão dos módulos, os professores podem sanar suas dúvidas por meio dos contatos sead@ufms.br e suporte.sead@ufms.br.
Ao final do módulo, será feita uma avaliação pela Sead para saber o quanto o professor acessou, se participou dos fóruns de discussão, de forma que o docente possa ser certificado.
Para os alunos também existem uma série de tutoriais dentro do Moodle. “A utilização das ferramentas pelos alunos é muito simples, porque o ambiente fornece ações intuitivas para o acesso aos materiais e atividades”, afirma Hercules. A Sead deve disponibilizar módulos de mais duas ou três ferramentas ainda esta semana.
Para fazer os cursos disponíveis basta acessar ava.ufms.br, depois logar com o passaporte da UFMS e buscar a categoria de cursos abertos, acessando o curso por meio da chave CFTIC_2020.
Texto: Paula Pimenta