A UFMS aderiu à 2ª edição do Programa de Formação de Professores de Educação Superior para América Latina e Caribe (ProLAC) e ofertará 18 vagas para cursos de doutorado na Instituição, em diversas áreas do conhecimento. O programa tem por objetivo contribuir para o fortalecimento do ensino superior e da produção científica e tecnológica no continente, além de favorecer o desenvolvimento e a integração regional, por meio da elevação do número de doutores nas Instituições de Educação Superior.
“A adesão ao ProLAC demonstra o compromisso institucional com a educação de excelência por meio da cooperação internacional. Esse programa oportuniza a recepção de docentes de instituições estrangeiras que farão o doutorado na UFMS, assim como o envio de docentes da Universidade para realizar o doutorado em instituições estrangeiras. Neste sentido, os ganhos da UFMS vão além de contribuir para a formação de professores do ensino superior, o ProLAC também propicia o aumento da visibilidade da instituição nos âmbitos regional e internacional”, explica o diretor de Cooperação Científica e Tecnológica da Pró-reitoria de Pós-graduação, Marco Antonio Mattos,
Para a secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) da UFMS, Lucilene Garcia Arf, a oportunidade é estratégica para o setor da pós-graduação em relação à internacionalização. “Impreterivelmente, vai gerar parcerias futuras, e nos coloca nessa rede de pesquisas internacionais com a intenção de aprimorar a qualidade da produção acadêmica”.
Esta é a 2ª edição do evento promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (Gcub), em parceria com a Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – Udual, e com o apoio do Instituto Internacional para la Educación Superior – Unesco/Iesalc.
As inscrições para ProLAC terão início no dia 17 de setembro. Podem participar professores que atuam como docentes nas Instituições de Ensino Superior associadas ao Gcub e à Udual, mesmo que a instituição de origem não tenha ofertado vagas e/ou bolsas para o Programa. Mais informações no endereço gcub.org.br.