A partir da divulgação de novos resultados, a UFMS é destaque nos rankings internacionais, subindo posições em relação ao ano passado, e consolida sua liderança no estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil. A Universidade ocupa a 29ª posição entre as 57 instituições brasileiras avaliadas no The Center World University Ranking (CWUR) 2020-2021, divulgado no dia 8. Já no levantamento do Times Higher Education (THE) Impact Ranking 2020, a UFMS obteve a 19ª classificação entre as 30 instituições brasileiras avaliadas.
No CWUR, a UFMS subiu posições entre as instituições brasileiras em relação ao ranking de 2019-2020, quando ficou em 45º lugar entre 52 universidades. No ranking mundial da CWUR, este ano, a UFMS figura em 1179ª posição contra 1755º lugar no ano passado. O principal quesito avaliado que contribuiu para a melhoria neste ranking foi o desempenho na pesquisa. Com esse resultado, a UFMS é a terceira na região Centro-Oeste, com destaques à UnB e à UFG.
De forma inédita, a UFMS foi classificada entre as 401+ na segunda edição da publicação britânica THE Impact Ranking 2020. No total, 857 universidades de 89 países e regiões de seis continentes participaram de pelo menos uma das avaliações dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, sendo que 766 instituições participaram de todos.
A UFMS obteve as melhores classificações nos ODS de Erradicação da Pobreza (201+), Saúde e Qualidade de Vida (301+), Qualidade da Educação (301+) e Parcerias e Meios de Implementação (201+). Em Erradicação da Pobreza, a UFMS ficou em 19º lugar, entre 23 instituições brasileiras; Em Saúde e Qualidade de Vida, em 17º de 31; Em Qualidade da Educação em 18º de 31, e Parcerias e Meios de Implementação, em 10º entre 30 instituições brasileiras.
“Mais uma vez o time de professores, técnicos e estudantes da UFMS mostrou sua competência e continuamos entre as melhores do mundo. Um dos nossos objetivos é induzir e fomentar programas e projetos para fortalecer a UFMS como uma Universidade Verde e Sustentável. A classificação em rankings internacionais tão rigorosos e prestigiados reafirma que estamos no caminho de consolidação da nossa Universidade como referência no país e líder no Estado de Mato Grosso do Sul. Conquistamos uma visibilidade e reconhecimento internacional e estamos aparecendo de forma consistente em todos os rankings”, afirma o reitor Marcelo Turine.
CWUR
O CWUR publica o único ranking universitário global que mede a qualidade da educação e formação de estudantes, bem como o prestígio dos membros do corpo docente e a qualidade da sua pesquisa sem depender de pesquisas e submissões de dados universitários.
A CWUR usa sete indicadores objetivos e robustos para classificar as 2 mil melhores universidades do mundo: 1) Qualidade da Educação, número de ex-alunos de uma universidade que ganharam prêmios e medalhas internacionais em relação ao tamanho da universidade (25%); 2) Emprego de Alunos, número de ex-alunos de uma universidade que mantiveram posições de liderança nas maiores empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade (25%); 3) Qualidade da Faculdade, número de acadêmicos que ganharam prêmios e medalhas internacionais (10%); 4) Resultado da Pesquisa, número total de trabalhos de pesquisa (10%); 5) Publicações de alta qualidade, número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos de primeira linha (10%); 6) Influência, número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos altamente influentes (10%); e 7) Citações, número de artigos de pesquisa altamente citados (10%).
O CWUR avalia os seguintes dados: qualidade da educação (número de egressos que receberam prêmios de alto nível), empregabilidade de alunos (número de egressos que possuem posições de destaque em grandes empresas), qualidade do corpo docente (número de professores que receberam prêmios de alto nível) e performance de pesquisa (dividida nos itens: produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações). A metodologia dá o mesmo peso ao ambiente educacional e à pesquisa. Anualmente, o levantamento avalia 2 mil universidades de todo o mundo.
As primeiras colocações mundiais deste ano seguem sendo ocupadas por instituições norte-americanas e britânicas. As cinco primeiras são Universidade de Harvard (EUA), Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA), Universidade de Stanford (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Oxford (Reino Unido). A USP é a universidade brasileira melhor colocada e conquistou o 103º lugar mundial.
A lista completa de universidades avaliadas e suas posições, os indicadores utilizados e mais informações sobre a metodologia podem ser acessados no site do CWUR.
Texto: Rose Pinheiro