UFMS melhora desempenho em quatro indicadores de ranking internacional

Foi divulgado ontem, 2, o Ranking Mundial de Universidades de 2022, da publicação inglesa Times Higher Education (THE). No ranking, foram avaliadas 1.662 instituições de 99 países e territórios. Os resultados são baseados em indicadores que medem a performance das universidades em áreas como ensino, pesquisa, citações e visibilidade internacional. A UFMS aparece no THE desde 2019 e este ano na faixa de 10.6 a 22.3, em 1201+.

“É uma satisfação ver os resultados da nossa Universidade, que representam todo o esforço do nosso time de professores, técnicos e estudantes. Isso nos estimula a buscar mais reconhecimento no cenário nacional e internacional”, afirmou o reitor Marcelo Turine.

Entre as 59 instituições de ensino superior brasileiras no ranking de 2022, a UFMS melhorou o desempenho em quatro dos cinco indicadores avaliados em relação aos dois últimos anos. Em relação à pesquisa, por exemplo, subiu de 9.2 para 9.7; às citações, de 9.7 para 13.0; os investimentos realizados por empresas e indústrias de 35.6 para 38.1; e à visibilidade internacional de 19.0 para 20.4. O indicador ensino apresentou uma pequena diminuição no índice de 17.3 para 17.0.

Das mais de 250 instituições de ensino superior da região Centro-Oeste, além da UFMS foram listadas apenas a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal da Grande Dourados.

No Brasil, as três instituições mais bem colocadas no ranking foram a Universidade de São Paulo, Universidade de Campinas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A Universidade de Oxford, do Reino Unido, lidera o ranking mundial.

“Estamos muito empenhados na busca pela excelência dos serviços prestados na UFMS e na busca por soluções sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da sociedade, e estar entre as melhores universidades do mundo é motivo de muito orgulho, pois reflete o empenho e dedicação de toda a equipe. Parabéns para a nossa UFMS!”, diz a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol.

Saiba mais sobre o Ranking Mundial de Universidades aqui. Confira abaixo o relatório de 2022.

Download (PDF, 56.51MB)

 

Texto: Vanessa Amin, com informações e imagens da The Times Higher Education