UFMS lidera ranking de impacto na web entre universidades do MS e Centro-Oeste

Nesta semana, a Universidade foi avaliada como a Instituição de Ensino Superior com maior impacto na web em Mato Grosso do Sul, no Ranking Web Universities, o segundo lugar no Centro-Oeste e a 27ª posição no Brasil. Os dados são do Webometrics Ranking of World Universities 2023, que avalia 31 mil instituições em mais de 200 países.

A publicação classifica as universidades de acordo com as iniciativas de acesso aberto e eletrônico a publicações científicas e materiais acadêmicos. O ranking é definido conforme os indicadores de presença, visibilidade, transparência e excelência.

O objetivo do ranking é incentivar a presença acadêmica na internet, para estimular a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para a sociedade. A publicação não visa avaliar os sites das instituições, o design ou a popularidade conforme o número de visitas, mas considera os resultados, a relevância e o impacto gerados com as publicações. 

A UFMS ocupa a 27ª posição entre universidades brasileiras e a primeira no Mato Grosso do Sul

A diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol, afirma que publicação de artigos tem impacto significativo nos resultados e o destaque no ranking universitário internacional reforça a qualidade dos conteúdos produzidos.

“O ranking reconhece a nossa Universidade como uma Instituição de Ensino Superior comprometida com a pesquisa, com o ensino, a extensão, o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade. Tudo isso é reflexo dos esforços da UFMS para o fortalecimento de sua política de pesquisa e pós-graduação, bem como de internacionalização. Como exemplo, podemos citar os editais de fomento à publicação de artigos científicos e de cooperação com outras instituições de ensino e de pesquisa estrangeiras”, diz.

Caroline celebra a dedicação da comunidade universitária para manter a UFMS entre as melhores Instituições de Ensino do país e do mundo. “É um orgulho estar entre as melhores universidades e esse reconhecimento deve ser comemorado, pois é fruto do empenho de todos os servidores e estudantes”, conclui.

Reconhecimento

Em 2022, a UFMS se destacou como uma das 100 melhores universidades da América Latina pela publicação inglesa Times Higher Education, além de figurar entre as 46 melhores universidades do Brasil elencadas pelo QS World University Rankings e entre as 30 melhores instituições de Ensino Superior do Brasil, ocupando a 20ª posição entre 40 Universidades Federais citadas pelo Center for World University Rankings. Devido ao crescimento da produção científica, a Universidade esteve entre as 13 brasileiras de Ensino e Pesquisa que receberam o Prêmio Capes-Elsevier 2022.

Quanto à sustentabilidade, a Instituição recebeu o 5º lugar no país e esteve entre as 140 universidades mais sustentáveis do mundo, segundo o UI GreenMetric World University Rankings, sendo também a única universidade brasileira a receber o Prêmio Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) de Melhores Práticas de Sustentabilidade

Texto: Mylena Rocha e Thalia Zortéa