Publicação orienta comunidade sobre atividades remotas e instrução normativa permite regime especial aos acadêmicos em grupo de risco
Para esclarecer as dúvidas e alinhar as orientações institucionais entre os professores, técnicos-administrativos e estudantes, a UFMS criou o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19, que já está em sua versão 3.0.
O guia, disponível em ufms.br/coronavirus, traz diretrizes e dicas sobre o Ensino Remoto de Emergência (ERE) para graduação e pós-graduação. Para os professores, os tópicos abrangem desde truques disponíveis nas plataformas utilizadas para realização das aulas, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o Google Meet, até o reforço da importância da manutenção da saúde mental durante este período e da valorização desta importante profissão.
Para os estudantes de graduação, conselhos como fazer o download das aulas para utilização única dos dados de internet e de organização pessoal, e dicas para os estudantes surdos. Também há recomendações aos programas e projetos de pesquisa e extensão, como os links para acompanhar os editais e dicas de execução das ações. Já as orientações específicas para a pós-graduação são no âmbito do uso de laboratórios e a realização de bancas e avaliações, por exemplo.
Um tópico relevante do guia é chamado “Cuidados com as pessoas”. Nele, informa-se que servidores e estudantes que compõem grupos de risco foram contatados pela instituição; traz o resultado dos estudos realizados que identificaram os problemas de estudo enfrentados pelos estudantes indígenas, quilombolas e com deficiência, e informa os universitários em situação de vulnerabilidade econômica sobre os editais criados para auxiliá-los neste momento pandêmico.
Regime Especial Ampliado
Ainda no âmbito do cuidado com as pessoas que compõem a comunidade acadêmica, foi publicada a instrução normativa que concede Regime Especial Ampliado para os estudantes em grupo de risco, permitindo que eles possam realizar as atividades práticas presenciais imprescindíveis que tenham sido retomadas em período estendido ou de maneira alternativa a partir de 4 de janeiro de 2021.
O requerimento acadêmico para adesão ao Regime Especial Ampliado está disponível nos sites prograd.ufms.br e propp.ufms.br. A modalidade pode ser solicitada por estudantes que se enquadrem em alguma das condições descritas no Art. 3º da instrução normativa (disponível abaixo).
Os contemplados terão a matrícula nas disciplinas mantidas em aberto, para conclusão em momento posterior; As disciplinas não concluídas até o término do semestre letivo não impedirão o percurso acadêmico do estudante, quando em condição de pré-requisito. Elas também poderão ser realizadas de maneira alternativa, se assim for indicado pelo professor responsável e pela coordenação do curso.
Texto: Leticia Bueno