UFMS institui normas de boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e de água

Seguindo as orientações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que, em fevereiro encaminhou à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) a Portaria nº 23/2015 que estabelece boas práticas de gestão e uso de Energia Elétrica e de Água nos órgãos e entidades da Administração Publica Federal direta, autárquica e fundacional, a Pró-reitoria de Infraestrutura instituiu a Instrução de serviço nº 11, que dispõe sobre o monitoramento de consumo desses bens e serviços, que entra em vigor a partir do dia 10 de março.

O documento estabelece algumas ações relativas ao uso eficiente de energia elétrica, como o horário de desligamento iluminações externas, que será entre à meia noite e 6 horas. Nesse período, apenas a iluminação das guaritas de entrada ou pontos de apoio estratégico permanecerão ligadas. De acordo com o Pró-reitor de Infraestrutura (PROINFRA), professor Júlio César Gonçalves, em razão do desligamento, as equipes de segurança devem redobrar a atenção para eventuais ocorrências neste período com menor iluminação, revela.

Outra medida sobre o uso eficiente da energia elétrica diz respeito ao modo de uso dos aparelhos de ar-condicionado, que deverão ser ligados somente no período em que a temperatura ambiente estiver igual ou superior a 25ºC. A medida deve ser aplicada em salas de aulas, salas administrativas e laboratórios. Os servidores e alunos poderão usar como referência para consultar a temperatura, o site : www.climatempo.com.br. O Pró-reitor salienta que, além desses cuidados, todas as unidades da UFMS devem manter a regulagem dos termostatos dos aparelhos de ar condicionado em 23ºC ou em 50% (cinqüenta por cento) do respectivo botão de giro do termostato, tomando o cuidado de, ao ligar o aparelho, manter as portas e janelas fechadas, evitando o desperdício do ar climatizado e garantindo a circulação do ar, pontua.

A CEM/PROINFRA, deve fiscalizar e notificar as unidades que não estejam cumprindo a orientação, com exceção de locais que necessitem de refrigeração constante, abaixo de 25º C, e locais que não possuam ventilação através de janelas.

Já sobre as ações relativas ao uso eficiente de água e esgoto, todas as unidades da UFMS devem realizar limpeza dos ambientes a seco, principalmente salas de aula, salas administrativas, laboratórios e corredores internos. A empresa prestadora de serviços será orientada e fiscalizada para adoção do método de limpeza a seco, com exceção na limpeza dos banheiros e outros ambientes que justifique a necessidade de uso de água.

A comunidade acadêmica será orientada para buscar a eficiência no consumo, energia elétrica e de água e esgoto, sendo avisadas desde já, que ficarão suspensas, a partir de 10 de março, todas as atividades que necessitem de iluminação no período noturno (por exemplo, o uso de quadras, ginásio, auditório e salas), exceto as atividades que tenham projetos de ensino, extensão e pesquisa devidamente cadastrados a provados na instituição.

Ainda de acordo com o Pró-reitor, as unidades da UFMS deverão compor (por meio de Instrução de Serviço) comissões setoriais de acompanhamento do uso eficiente dos recursos de energia elétrica e de água e esgoto. É importante salientar que essas medidas não causarão prejuízo às atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa, explica o professor, que também enfatiza a importância da participação da comunidade acadêmica para encaminhar sugestões, reclamações ou dúvidas para o e-mail da PROINFRA: http://proinfra.sites.ufms.br.

Outros canais também podem ser utilizados: Limpeza (COA/PROINFRA): (67) 3345-7082 (Prof. Jair Sartorelo), e-mail: coa.proinfra@ufms.br; Água (CEM/PROINFRA): (67) 3345-7105 (Servidor Ramão), e-mail: disp.proinfra@ufms.br  e Energia (CEM/PROINFRA): (67) 3345-7116 (Servidor Eduardo), e-mail: diee.proinfra@ufms.br.