UFMS inova mais uma vez e implementa contrato de gestão

Conduzida pelo reitor Marcelo Turine e pela vice-reitora Camila Ítavo, nesta sexta-feira, 11, a reunião de gestão foi realizada na Sala de Atos da Reitoria, com todos os líderes da Administração Central para a assinatura do contrato de gestão.

“É muito importante pensarmos qual o legado que vamos deixar para a UFMS. Por isso gostaria que vocês pensassem sobre essa questão: qual o legado que cada um de nós vai deixar para a Universidade após os oito anos de gestão?”, falou o reitor. “Se continuarmos com nosso planejamento estratégico, implementando ações inovadoras em todas as áreas, promovendo a automação, integração com meio ambiente e formação de qualidade, a UFMS será a mais sustentável do Brasil”, salientou Turine.

A vice-reitora enfatizou que os gestores devem sempre pensar em como é possível melhorar. “O que podemos fazer de diferente? Como podemos melhorar? É preciso que estejamos sintonizados com o que a sociedade nos mostra. Mudar é nosso grande desafio e mudar dói, mas é preciso”, destacou Camila. “Precisamos ter um olhar diferente sobre a realidade. Agradecemos a cada um de vocês por terem dito “sim”, sabemos que não é fácil e sabemos também do esforço de cada um”, complementou.

A pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão, explicou que o contrato assinado por cada líder é um instrumento inovador na gestão das universidades federais. “Pelo contrato cada um dos gestores sabe quanto vai receber e define quais as ações, as metas e estratégias a cumprir, bem como a forma como vai utilizar os recursos”, disse.

“O contrato é um compromisso institucional e o cumprimento das metas servirá para avaliarmos o desempenho de cada um à frente da sua unidade. É um instrumento muito sério. Variáveis podem acontecer, mas devem estar devidamente justificadas, para tanto peço a todos que conversem com suas equipes, compartilhem com todos e mostrem que há um planejamento. Avaliem mensalmente quais as metas que estão sendo cumpridas e quais as que ainda não foram executadas”, finalizou o reitor. No contrato estão definidos indicadores, metas e plano de aplicação para o ano.

Assinaram o contrato de gestão os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto; de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira; de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Macedo; de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros; de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes; de Gestão de Pessoas, Andreia Maldonado; e de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão; os diretores das agências de Tecnologia da Informação e Comunicação, Luciano Gonda; de Educação Digital e a Distância, Hércules Sandim; de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro; de Internacionalização e Inovação, Saulo Gomes; e das diretorias de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol; e de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves.

Participaram da reunião de gestão ainda a diretora de Governança Institucional, Erotilde Ferreida; a diretora de Gabinete, Sabina Koga; o procurador-chefe da UFMS, Felipe Augusto Rondon de Oliveira; o auditor-chefe André Rodrigo Brites de Assunção,  o corregedor Kleber Watanabe Cunha Martins e o superintendente do Humap-UFMS/Ebserh, Cláudio César da Silva.

 

 

Texto e fotos: Vanessa Amin