UFMS firma parceria para desenvolvimento de gás GLP como fonte energética

A UFMS tem realizado ações estratégicas para o desenvolvimento institucional e, nesta semana, celebrou um protocolo de intenções com a Copagaz e o Grupo Cavagna. O objetivo é desenvolver atividades conjuntas de cooperação técnico-científica que irão aperfeiçoar a formação e especialização de professores, alunos, e equipe técnica, além de beneficiar diversos setores da sociedade.

O protocolo prevê o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a aplicação experimental do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e outras fontes de energia para usos alternativos como suprimento energético. “A Universidade é uma parceira estratégica para desenvolver utilizações inovadoras do GLP. E todos só têm a ganhar porque o conhecimento científico, ao ser desenvolvido, deixa uma série de legados, permitindo que os pesquisadores desenvolvam suas capacidades e a sociedade seja beneficiada com os resultados das pesquisas realizadas em conjunto”, defende o professor da UFMS e assessor da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), Saulo Gomes Moreira.

A aplicação do gás GLP pode reduzir custos operacionais para empresas e o mercado do agronegócio, além de indicar oportunidades de atendimento como fonte energética em locais onde não há rede de energia elétrica.

Segundo o assessor da Aginova, inicialmente, diversas unidades da UFMS servirão como campos experimentais para as pesquisas. “Nós vamos usar uma série de estruturas da Universidade para simulação das condições de uso do gás como fonte energética. Nós já mapeamos algumas oportunidades na Fazenda-Escola, no campus de Chapadão do Sul, onde temos um campo experimental do curso de Agronomia, e o Hospital Universitário”, explica.

A UFMS já possui grupos de pesquisas que trabalham com eficiência energética e que, a partir de agora, vão analisar as aplicações do GLP para o agronegócio, impactos ambientais e segurança no uso dos equipamentos que utilizam o gás.

A Plataforma

A UFMS recebe inscrições de ideias, ações e projetos para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19) até 30 de junho, por meio do Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj).

Podem submeter propostas servidores, estudantes e colaboradores de diversas áreas que estejam cadastrados nos programas de pós-graduação da UFMS e que tenham currículo cadastrado na plataforma Lattes.

O interessado deverá preencher um formulário e anexar um documento em pdf com informações como o nome do projeto, coordenador, unidade à qual o proponente está vinculado, a equipe de colaboradores, situação ou problema a ser enfrentado e os objetivos e ideia do projeto.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetoscorona@ufms.br.

Texto: Daniel Catuver