Pelo segundo ano consecutivo, a UFMS se manteve entre as melhores universidades do mundo no Academic Ranking of World Universities 2020, realizado pela Shangai Ranking Consultancy. A UFMS aparece entre a 901ª e 1000ª e subiu uma colocação nacional em relação ao último ano, ficando entre as 22 instituições de ensino superior brasileiras classificadas.
Segundo a responsável pela Secretaria de Avaliação Institucional, Jacyara de Souza, a presença da UFMS em rankings nacionais e internacionais deve-se ao acompanhamento e empenho em melhorar os indicadores institucionais e de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. “Os rankings estão ajudando a transformar as instituições de ensino superior pela adoção de estratégias que permitam que as universidades tracem seus objetivos entre a posição que ocupam atualmente e aquela que gostariam de alcançar”, explica.
O Ranking de Shangai 2020 incluiu universidades de 60 países. A USP figura entre as posições 101ª e 150ª e teve o melhor desempenho no Brasil e na América Latina. A Unesp e a Unicamp ficaram nas 2ª e 3ª colocações brasileiras. No levantamento nacional, aparecem somente universidades públicas, incluindo federais e estaduais.
A metodologia do Ranking de Shangai adota seis indicadores para classificar as universidades mundiais, tendo mais de duas mil instituições classificadas e somente as mil melhores publicadas. Entre os critérios utilizados, o ranking considera a quantidade de egressos e funcionários vencedores de premiações importantes como o prêmio Nobel, o número de artigos publicados em periódicos da Nature and Science e de pesquisadores altamente citados ou artigos indexados no Science Citation Index (Índice de Citação Expandido e de Ciências Sociais com base em dados da Web of Science) e o desempenho per capita de uma instituição de ensino.
Os Estados Unidos dominam o topo do ranking, com 18 universidades entre as 25 melhores. Ao todo, o país emplacou 535 instituições de ensino superior no Ranking de Shangai 2020. Segundo o site da publicação chinesa, “a Harvard University lidera a lista de classificação pelo 18º ano. A Stanford University e a University of Cambridge continuam a ser o número 2 e o número 3, respectivamente”.
Acesse o link e confira todos os resultados do Ranking de Shangai.
Texto: Thalia Zortéa