UFMS faz lançamento do projeto Movimento Empreendedor Revolucionário

A UFMS lançou, nesta manhã (3), as atividades do programa Mover – Movimento Empreendedor Revolucionário. A cerimônia foi realizada no auditório da Faculdade de Computação (FACOM) com a presença de um representante do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O Programa Mover é um projeto de extensão que tem como objetivo incentivar alunos de graduação e pós-graduação a desenvolver ideias e/ou pesquisas já iniciadas que tenham potencial de negócio ou inovação.  Na UFMS, ele será coordenado pelo professor Jéferson Meneguin Ortega, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.

Segundo o coordenador do Mover na UFMS, o projeto amplia os saberes presentes na graduação, modificando a experiência dos alunos.  “Nós olhamos para o programa Mover hoje e vemos uma diretriz curricular que acena para uma formação de empreendedorismo, mais flexível e capaz de promover uma reestruturação nos cursos”, comentou Jéferson.

Na visão do Coordenador Geral de Estímulo ao Desenvolvimento de Negócios Inovadores do Departamento de Apoio a Inovação, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, José Antônio Silverio, o programa Mover tem uma importância fundamental e estratégica na construção de um novo futuro para o país.

“O programa trata de empreendedorismo e inovação. Inovação é a palavra de ordem, que no fundo significa negócios.  Então, nós estamos falando aqui de gerar ideias, a partir do conhecimento, para desenvolvermos novos negócios que poderão mudar a matriz econômica do Brasil.  Queremos, com ajuda do conhecimento das universidades, transformar o país de mero exportador de commodities para uma potência tecnológica”, explicou Silverio

Para a vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, o Mover vai estimular uma extraordinária interação de áreas, campos e conhecimentos, que será decisiva no fortalecimento da capacidade da universidade em gerar novas soluções e entregas para sociedade. “Dentro do nosso planejamento estratégico, o Mover vem como um presente que consolidará o nosso protagonismo social na formação dos jovens e no desenvolvimento de novas tecnologias, ” defendeu Ítavo.

Fazendo um balanço geral, pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes defende que a extensão é este olhar para fora das fronteiras da universidade como estimula o programa Mover.  “Temos muito conhecimento técnico de qualidade e transpor as barreiras da universidade para levar esse conhecimento é sempre um desafio que dá muito trabalho, mas é muito gratificante, por isso investimos em iniciativas como a do Mover”, afirmou.

Etapa  HackaTruck

O diretor da Facom, Henrique Mongelli, comentou  que a  FACOM apoiará o Programa Mover com o HackaTruck, um programa de qualificação profissional, de forma presencial e remota, com as mais modernas técnicas de mercado e acesso a laboratórios sofisticados na área de softwares e da internet das coisas.

“Durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, com a apoio da IBM Brasil, oHackaTruck vai promover um ambiente de inovação para que nossos alunos possam contribuir com o Mover na parte tecnológica para o desenvolvimento dos protótipos”, explicou Mongelli.

Foto e texto: JC Costa