Divulgado nessa segunda-feira, 15, o Ranking de Shangai mostra a UFMS entre as mil melhores instituições de Ensino Superior classificadas em todo o mundo, e entre as 21 universidades brasileiras. A publicação é resultado de uma avaliação feita com 2.500 universidades pela Shanghai Ranking Consultancy, uma organização independente em inteligência de Ensino Superior.
O Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo (Academic Ranking of World Universities – ARWU) 2022 traz as instituições listadas em ordem de pontuação até a 100ª posição. A partir daí, o ranking deixa de definir uma posição específica para cada universidade e mostra apenas o bloco no qual ela se encaixa. Todas as 21 instituições brasileiras estão nesta classificação por blocos.
A USP segue como a primeira brasileira, entre as posições 101 e 150 do ranking. A Unicamp aparece em segundo do país, entre as posições 301 e 400. UFMG, UFRJ, UFRGS e Unesp estão entre a 401ª e 500ª posição, e em seguida aparecem a UFPR, UFSCar, Unifesp, UFV, UFSC, UFF, UNB, UFC, UFPE, UFSM, UFPel, UFBA, UFG, UFRN e UFMS.
Conforme divulgação, para a composição do ranking são levados em consideração seis indicadores objetivos, incluindo o número de ex-alunos e funcionários vencedores do Prêmio Nobel e Medalhas Fields; número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Clarivate; número de artigos publicados em revistas da Nature e Science, número de artigos indexados em Science Citation Index Expanded™ e Social Sciences Citation Index™ na Web of Science™ e desempenho per capita de uma universidade.
Para a diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, o resultado se deve ao reconhecimento internacional das publicações e prêmios obtidos pela UFMS. “A Universidade apresenta constante busca pela inovação e desenvolvimento institucional. Além disso, temos uma equipe de trabalho altamente qualificada, com pesquisadores renomados e produção científica de qualidade. Para nós da Diavi, estarmos entre as 21 brasileiras significa que a UFMS está entre as melhores universidades do mundo, com reconhecimento internacional, tanto no que se refere a pesquisa, ao ensino e a inovação”.
O ranking foi publicado pela primeira vez em 2003 pelo Centro para Universidades de Classe Mundial (CWCU) da Escola Superior de Educação da Universidade de Shanghai Jiao Tong (China) e desde 2009 passou a ser publicado pela Shanghai Ranking Consultancy.
Classificação
Posição no ranking mundial – entre 101 e 150 – Universidade de São Paulo (USP)
Posição no ranking mundial – entre 301 e 400 – Universidade de Campinas (Unicamp)
Posição no ranking mundial – entre 401 e 500 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) / Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Posição no ranking mundial – entre 601 e 700 – Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) / Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Posição no ranking mundial – entre 701 e 800 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Universidade Federal Fluminense (UFF) / Universidade de Brasília (UNB)
Posição no ranking mundial – entre 801 e 900 – Universidade Federal do Ceará (UFC) / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) / Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Posição no ranking mundial – entre 901 e 1.000 – Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Universidade Federal de Goiás (UFG) / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Confira aqui o ranking completo.
Texto: Ariane Comineti