A UFMS foi listada entre as melhores universidades da América Latina e do Caribe, de acordo com o QS World University Rankings 2024. Entre as universidades brasileiras elencadas, a UFMS ocupa o 44º lugar e fica na 32º posição entre as universidades federais.
A diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol, explica que a participação em rankings universitários é uma forma de avaliar as práticas da Instituição, como uma forma de verificar as potencialidades e para avançar em quesitos que apresentam desafios. “É uma forma de conhecermos pontos fortes e de melhoria. Outra coisa é que esses rankings auxiliam na atração de alunos e de recursos, além de atrair parcerias internacionais. Auxiliam em projetos futuros, sobretudo aqueles relacionados com cooperações internacionais”, afirma.
Na lista estão presentes 430 instituições da América Latina e do Caribe e 97 são brasileiras. Entre as instituições brasileiras elencadas, 70 são públicas. O QS World University Rankings é publicado anualmente pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, especialista na análise de instituições de ensino superior.
O QS World University Rankings avalia a reputação acadêmica, citações por artigo, reputação entre empregadores, relação docente e estudante, rede internacional de pesquisa, artigos por faculdade, impacto digital e corpo docente com doutorado. Dentre os itens avaliados, a UFMS se destacou no número de artigos por faculdade, no critério de professores doutores, na rede internacional de pesquisa e no impacto digital.
Texto: Raquel Alves