UFMS é uma das quatro instituições brasileiras que marcam presença em workshop internacional

A partir de hoje, 4, até 7 de junho, a UFMS participa do 10º Workshop Internacional do UI GreenMetric World University Rankings, em Bogotá, na Colômbia. Ao lado de outras três instituições brasileiras, a Universidade debate sobre sustentabilidade, gestão de resíduos e da água, cidades inteligentes, agroecologia e a integração de projetos institucionais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas. O evento é realizado na Semana Mundial do Meio Ambiente.

O diretor de Desenvolvimento Sustentável (Dides), Leonardo Chaves, explica a importância da presença da UFMS no maior evento do principal ranqueamento de instituições de ensino superior sustentáveis que existe atualmente. “Nossa Universidade apresentará cinco trabalhos, sendo dois em sessões de mesas-redondas e três em sessões de pôsteres. Esta oportunidade reforça o compromisso da nossa Universidade com a sustentabilidade e nos permite compartilhar nossas iniciativas com uma comunidade global dedicada a práticas sustentáveis, além de aprendermos e trazermos novas ideias para a gestão sustentável da UFMS”.

A professora da Escola de Administração e Negócios (Esan) Rosamaria Cox Moura Leite Padgett faz parte da equipe de servidores que representa a Universidade no evento internacional e reforça que o convite é uma forma de reconhecer as boas práticas institucionais em relação à sustentabilidade, além de se configurar como um espaço de troca entre profissionais do mundo inteiro preocupados com a temática.

Participando da mesa sobre gestão sustentável na educação e na pesquisa, a professora da Esan apresenta a Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável). “A Rede UniSustentável nasceu na UFMS em setembro do ano passado e hoje conta com 21 instituições de ensino superior das cinco regiões brasileiras, mais dois aliados estratégicos. Isso demonstra o sucesso do projeto e estar neste evento falando sobre a Rede é relevante porque dá visibilidade para esse projeto tão importante no desenvolvimento de ações sustentáveis nas nossas universidades brasileiras”.

Ainda na sessão de mesas, o diretor da Dides foi escolhido como responsável pela mesa-redonda sobre gestão da água, realizada no primeiro dia do encontro, com a participação de países como Emirados Árabes, Egito e Filipinas, além do Brasil. No segundo dia, ele irá expor um trabalho sobre governança digital e lixo eletrônico na mesa-redonda sobre a gestão de resíduos. Na sessão de pôsteres, a UFMS apresenta trabalhos sobre gestão de energia e mudanças climáticas e também sobre gestão de resíduos, com a horta agroecológica desenvolvida pelos integrantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa.

UI GreenMetric World University Rankings

Desde 2019, a UFMS participa do ranqueamento internacional que mede os esforços de sustentabilidade das instituições. Na última edição, a Universidade se consagrou a 74ª instituição do mundo, 5ª do Brasil e 1ª do Centro-Oeste, no compromisso com a sustentabilidade. A classificação é feita a partir de indicadores, como o tamanho da universidade, espaço disponível de área verde, o consumo de eletricidade em relação à pegada de carbono, programas e tratamentos de resíduos, quantidade de água consumida, políticas de transporte para reduzir o número de veículos particulares, além de cursos, pesquisas e publicações relacionados à sustentabilidade.

Confira abaixo a programação completa do 10º Workshop Internacional:

Program IWGM 2024 UIGM Ver 12

Texto: Agatha Espírito Santo