Pela primeira vez, a UFMS figura entre as melhores universidades do mundo criadas no período de 1945 a 1967, marcado pelo fim da Segunda Guerra Mundial. O Golden Age University Ranking 2020, elaborado pela instituição britânica Times Higher Education (THE), lista as 308 universidades de várias regiões, sendo 20 brasileiras.
De acordo com o THE, o título Golden Age reflete o que a instituição descreve como uma “era de ouro” no ensino superior mundial, caracterizado pela rápida expansão e o investimento crescente em pesquisa. Das 308 universidades classificadas, 158 estão na Ásia. O ranking utiliza a mesma metodologia do THE World University Rankings.
Na classificação das universidades da “era dourada”, a UFMS ficou na faixa das universidades que obtiveram um conceito geral entre 10,7 e 22,1, tendo recebido as seguintes notas nos cinco quesitos avaliados: ensino (17,1), pesquisa (6,9), citações (7,4), indústria (34,4) e internacionalização (16,8). “A UFMS tem se consolidado como referência, principalmente pelo fomento às pesquisas e a busca por parceiros estratégicos”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco Junior.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul completou 40 anos de federalização em 2019, mas o início de sua história remonta ao ano de 1962, com a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande.
O primeiro lugar no ranking coube novamente à University of California/San Diego, dos Estados Unidos.
Rankings THE
A UFMS conseguiu posições de destaque nos últimos rankings publicados pela Times Higher Education. A Universidade tem consolidado sua liderança e referência tanto no Brasil quanto no mundo, se colocando ao lado de instituições brasileiras de ensino superior, como as universidades federais de Itajubá (Unifei), de Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop) e Paraná (UFPR), todas na faixa de 10,7 e 22,1 no ranking global.
Acesse e veja as posições da UFMS nos rankings da Times Higher Education
Texto: Rose Pinheiro