Na segunda-feira, 8, o reitor Marcelo Turine e o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Iran Coelho das Neves, assinaram convênio para o oferecimento do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública. A parceria é inédita e tem como objetivo proporcionar aos servidores do TCE oportunidade de qualificação.
“Vamos oferecer o mestrado profissional em gestão pública com as demandas do próprio Tribunal de Contas do Estado e, a partir dos problemas detectados, será possível apresentar soluções inovadoras para o desenvolvimento do estado”, destacou o reitor. Segundo Turine, o alinhamento entre as instituições possibilita o investimento em governança, inovação e educação.
Para o presidente do TCE-MS, é muito importante poder qualificar o corpo técnico e gerar ganhos a própria sociedade. “Firmar um convênio dessa magnitude com a UFMS, que é uma instituição respeitada no estado, fortalece o quadro de servidores, fortalece o Tribunal. E quem ganha é a sociedade”, enfatizou.
Participarão do mestrado 25 servidores. O programa terá duração de dois anos e contará com 600 horas-aula, distribuídas entre atividades didáticas e de pesquisa, desenvolvidas na Escola de Administração e Negócios da UFMS. O convênio conta ainda com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). “O Tribunal de Contas já vem promovendo capacitações nos últimos anos, na área de pós-graduação lato sensu e cursos de curta duração. Nenhum outro Poder do Estado tem convênio dessa natureza para capacitar seus servidores. Tenho certeza que o mestrado trará relevantes benefícios para a gestão pública”, enfatizou o corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid.
Texto: Vanessa Amin, com informações de Silvia Constantino/TCE-MS
Fotos: Leandro Benites