O reitor Marcelo Turine e o Sebrae MS assinaram ontem, 20, protocolo de intenções para desenvolvimento de quatro ações focadas nas áreas de Educação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Pelo Sebrae assinaram o documento o presidente do Conselho Deliberativo, Jaime Verruck; o diretor superintendente, Cláudio Mendonça; a diretora técnica, Maristela de Oliveira França; e o diretor de Operações, Tito Manuel Estanqueiro.
A proposta amplia os projetos de Educação Empreendedora e a Expansão da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), que já estão em andamento. As outras duas ações são o programa Cidade Empreendedora do Sebrae-MS com a metodologia da Cidade Humana, Inteligente e Sustentável, desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina, e a capacitação das 15 Empresas Juniores do programa UFMS Jr para prestarem atendimento às Micro e Pequenas Empresas.
Para o reitor, são quatro grandes ações que devem começar na próxima semana. “Por meio da Educação Empreendedora, queremos fortalecer a formação dos nossos professores em Empreendedorismo e Inovação. No caso da Pime, queremos expandir as ações para os municípios. A terceira ação é uma parceria com o Sebrae e a Universidade Federal de Santa Catarina para podermos trabalhar municípios do ponto de vista institucional para serem Cidade Humana, Inteligente e Sustentável. Serão três municípios, além da Cidade Universitária. Outro objetivo são as Empresas Juniores, queremos colocar esses nossos jovens para atender as Micro e Pequenas Empresas do Estado”, explicou.
Segundo o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a parceria agregará conteúdo para a formação universitária. “O Sebrae tem necessidade de fomentar o empreendedorismo. E empreendedorismo não significa só abrir negócios, significa preparar os novos profissionais que estão na universidade para ter uma visão empreendedora”, destacou.
No âmbito da Educação Empreendedora, somente este ano já foram capacitados 56 professores na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, totalizando 164 desde 2017. Quanto à expansão da Pime, o acordo já foi assinado em abril e está em início do processo de mapeamento e implantação para todos os câmpus. As demais iniciativas estão em tratativas para futura celebração dos acordos.
O diretor da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira, explicou que a parceria da UFMS com o Sebrae-MS amplia a capacidade de impactar positivamente a sociedade, pois fortalece o caminho para cumprimento de sua missão institucional que é desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados para a transformação da sociedade e o crescimento sustentável do país.
Texto: Christiane Reis
Fotos: Sebrae-MS