UFMS é premiada em Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar

A UFMS foi premiada nas três categorias postas à avaliação da banca durante o Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, realizado em Brasília, de 15 a 17 de junho.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh) é, atualmente, um dos eventos mais prestigiados da comunidade farmacêutica brasileira, servindo de cenário para debates e fóruns sobre o avanço da profissão, os benefícios de melhores práticas e a integração de conhecimento com outros segmentos das ciências sociais e da saúde.

Tem como objetivo oferecer uma ampla visão do papel e da atuação dos farmacêuticos em diversas áreas, em especial, na prática clínica embasada em evidências científicas proporcionadas pela pesquisa, ensino e assistência.

A UFMS foi premiada nas categorias artigo completo, sustentação oral e pôster.

Os trabalhos foram coordenados pela professora Camila Guimarães Polisel, coordenadora substituta e docente do Curso de Farmácia – Facfan/UFMS.

No quesito artigo completo foi premiado “Intoxicações agudas: percepções e práticas de profissionais atuantes em serviços de urgência e emergência hospitalar”, assinado pela professora Camila Guimarães Polisel, Renato Barros Garcia (residente da UFMA) e  João Gabriel Franck (ex-residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico – PREMUS CCI/HUUFMS).

O prêmio é uma bolsa integral para participação no XI Seminário Internacional de Farmácia Clínica, a ser realizado na cidade de Granada, Espanha, em outubro de 2017.

Já no quesito “Resumo” – Apresentação oral o tema foi “Problemas relacionados à farmacoterapia em indivíduos com condições crônicas assistidos por residentes farmacêuticos em um ambulatório hospitalar”, de autoria de Iara Pereira da Silva, Luiza Inahê Marques, Gabrielle             Ferreira Melo e Priscila Carolina de Souza, todas residentes do         Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – PREMUS-CCI/UFMS/Hospital São Julião,            Vinicius da Cruz Silva (acadêmico Farmácia UFMS) e professora Camila Guimarães Polisel.

Por último, no quesito “Pôster”: “Medicamentos associados à ocorrência de quedas em indivíduos com condições crônicas assistidos pela atenção primária à saúde”.

Os autores são Danielle Mayara Rodrigues Palhão (residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – PREMUS-CCI/UFMS/Hospital São Julião), Vinicius da Cruz Silva, Juliana Galete (ambos acadêmicos do curso de Farmácia UFMS) e a professora Camila Guimarães Polisel.

Nesses dois últimos a premiação é um curso intensivo do Instituto Racine, em São Paulo.