UFMS e PMCG celebram protocolo de intenções para desenvolvimento de TI

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, firmaram nesta segunda-feira (5) um protocolo de intenções para o desenvolvimento de tecnologias. Na prática, o termo estabelece uma parceria entre as entidades, onde ambas vão trocar expertises e informações com objetivo de desenvolver ferramentas de TI que venham dar soluções aos problemas da cidade.

Com a assinatura do documento será o início de um processo de elaboração de projetos em conjunto entre a Prefeitura, Agetec. O protocolo de intenções é resultado de um ano de trabalho e várias reuniões com a Faculdade de Computação (Facom) no intuito de viabilizar ações conjuntas entre a fábrica de softwares da UFMS e a Agetec para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e de inovação que apoiarão a gestão municipal em busca de melhorias nos serviços prestados aos cidadãos.

De acordo com o reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, a parceria entre UFMS e PMCG é uma grande oportunidade de aproveitar o conhecimento e a pesquisa científica na gestão da cidade de Campo Grande. “O protocolo de intenções vai impulsionar a aplicabilidade do conhecimento científico em soluções práticas que venham ajudar a Prefeitura, como por exemplo, aplicativos, sistema de gerenciamento, que possam receber informações e ajudar na tomada de decisões”, disse.

A ação será capaz ainda de ajudar na metodologia de ensino, pesquisa e extensão da universidade, atraindo alunos a permanecerem em Campo Grande, pois serão geradas oportunidades de emprego, e trará um desenvolvimento ainda maior de tecnologia e inovação.

Para o prefeito Marquinhos Trad, o momento é mais que oportuno e deve trazer resultados importantes para a população campo-grandense. “O Marcelo Augusto é um amigo de longa data e coincidiu de o mandato dele na UFMS ser junto com o meu aqui na Prefeitura. Conversamos e vimos que poderíamos trabalhar juntos para melhorar a nossa cidade”, disse.

“Mas independentemente do nome que esteja a frente da instituição, sabemos da importância da UFMS e tenho a certeza que todos os gestores sempre vão estar abertos para atender Campo Grande”, completou.

Paulo Fernando Cardoso, diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, frisou a importância desta parceria. “A UFMS vem nos recebendo há tempos e este protocolo é só o inicio de um caminho muito interessante que vamos trilhar. Haverá intercâmbio acadêmico, de professores, de software e não vai envolver apenas tecnologia”, disse.

Feito isto, os próximos passos serão a execução de projetos gerenciados cooperativamente entre FACOM e AGETEC já previstos para o ano de 2018, com o início da operação das atividades na fábrica de softwares da UFMS.

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) também participa do projeto e auxiliará na execução de algumas etapas do projeto.

Com colaboração: Ascom/PMCG