UFMS e Museu de Etnologia de Moçambique firmam parceria para pesquisas e intercâmbios

A UFMS firmou um Protocolo de Intenções com o Museu Nacional de Etnologia de Moçambique (Muset), em Nampula, que vai de agosto de 2021 a agosto de 2022. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de ações técnico-científicas e o intercâmbio para aperfeiçoamento e especialização de professores, estudantes e técnicos.

A parceria foi possível pela conexão do grupo de pesquisas “Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea”, que realizou os Seminários Nacional e Internacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EduForP). “Nesse seminário participou um aluno que faz mestrado em Corumbá e ele é de Moçambique. Ele entrou em contato comigo perguntando, a partir dos trabalhos apresentados no evento, se a gente teria interesse de fazer essa parceria, e aí ele me mandou o contato do diretor-geral do Museu para fazermos essa parceria a partir do nosso grupo de pesquisas”, conta o coordenador Christian Muleka Mwewa.

O grupo de pesquisa “Ensino de História, Mulheres e Patrimônio”, coordenado pela professora Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, trabalhou em conjunto com o EduForp para garantir a cooperação com o Muset. A cooperação entre as duas instituições tem a pretensão de:

  1. desenvolver projetos de pesquisa conjuntos;
  2. desenvolver programas para realizar estudos de pós-graduação ou pesquisas; 
  3. promover o intercâmbio de pessoal docente, discente e técnico-administrativo;
  4. promover o intercâmbio de informação relativa a suas organizações, estruturas e funcionamento;
  5. realizar cursos, seminários, simpósios, etc, dos quais participem professores, investigadores e técnicos das duas instituições; e
  6. promover o intercâmbio de material bibliográfico, publicações, etc, assim como sua adequada difusão através dos canais que tenham estabelecido.

 “A parceria entre a UFMS e o Museu Nacional de Etnologia de Moçambique visa impulsionar a cooperação entre as duas instituições, principalmente através dos grupos de pesquisa que atuam na área de formação e cultura na sociedade contemporânea e ensino de história, mulheres e patrimônio”, explica o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira.

O diretor também destaca que a formalização da parceria vai de encontro a Política de Internacionalização da UFMS, em especial ao eixo estratégico que visa promover a internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu e dos grupos de pesquisa. “A internacionalização é estratégia fundamental para a construção de uma governança pública universitária voltada ao conceito de excelência de resultados, por isso a importância da celebração e formalização desse instrumento de parceria”, afirma Saulo.

De acordo com o professor Christian, este Protocolo de Intenções é um exemplo de que os próprios professores podem mobilizar ações de internacionalização. “Outros professores podem se espelhar no fato de que eles também podem ter esse ímpeto de buscar parcerias internacionais e que a UFMS vai dar apoio logístico para isso. Para a gente não ficar esperando que a Universidade produza internacionalização e sim que nós, como professores, podemos sim ir atrás de parcerias internacionais, porque a UFMS tem um escritório específico para cuidar disso”, finaliza.

Todas as informações sobre o Protocolo e como realizar atividades junto ao Muset podem ser acessadas em aginova.ufms.br ou pelo e-mail serin.aginova@ufms.br.

Texto: Leticia Bueno