Realizada hoje (4) pela manhã na Reitoria uma reunião entre a administração central da UFMS e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) teve como objetivo a discussão de parceria para a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC 2019.
Estiveram presentes pela Universidade o Reitor Marcelo Turine; os Pró-Reitores Nalvo de Almeida (PROPP) e Marcelo Fernandes (PROECE); o chefe da Coordenadoria de Pesquisa Valdir Ferreira e o professor do Instituto de Química e idealizador da FETEC-MS Ivo Leite Filho. Representando a FIEMS estiveram presentes o 1° Vice-Presidente Regional Luiz Cláudio Sabedotti Fornari; o Diretor Ttécnico do SENAI Gilberto Evidio Schaedler; o Superintendente do IEL José Fernando Gomes Amaral; o Analista Técnico da FIEMS Manoel Domingues Moreira e o Gerente de Mercado e Projetos do SESI Maurício Melo.
O 1° Vice-Presidente Regional Luiz Cláudio Fornari afirmou que acredita ser esse o maior evento na área realizado no estado e ressaltou que a união das indústrias com as universidades e instituições de ensino é imprescindível não só para a realização da Reunião, mas também para o desenvolvimento econômico e social de MS.
Para o Diretor Técnico do SENAI, Gilberto Evidio Schaedle a conquista de sediar o evento reflete o protagonismo da UFMS em uma realização muito relevante ao Estado. “Por meio da Reunião poderemos mostrar os avanços sul mato grossenses, todo o potencial do Estado e conhecimento científico, nos quais embasamos nosso desenvolvimento”, disse.
O Superintendente do IEL, José Fernando Gomes Amaral, destacou o orgulho em ver Campo Grande sediando um encontro de tamanha magnitude e afirmou que o IEL trabalhará junto à Universidade para o sucesso da SBPC 2019.
Manoel Domingues Moreira, Analista Técnico da FIEMS, lembrou que um dos objetivos da Federação é justamente integrar à pesquisa as demandas da indústria por desenvolvimento tecnológico e inovação, por isso a parceria é sempre interessante. Recordou ainda que eventos como esse trazem grandes contribuições ao passo que lançam novos olhares sobre o estado e apresentam novas formas de alcance do desenvolvimento econômico, social e educacional.
Para o Gerente de Mercado e Projetos do SESI Maurício Melo a ciência e a inovação são pilares para o desenvolvimento. “Como a SBPC é de extrema notoriedade, um espaço muito rico para a exposição do MS, tenho certeza que irá suscitar a busca pelo conhecimento e incentivará ainda mais o desenvolvimento em conjunto”, falou.