UFMS e Copa Energia apresentam resultados de projetos de inovação com novos usos do GLP

Na manhã desta sexta-feira, 6, foram apresentados os resultados de dois projetos de pesquisa desenvolvidos pela UFMS em parceria com a Copa Energia, sob anuência da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Os estudos abordam novos usos do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), apontado como um combustível eficiente, econômico e de baixas emissões de carbono.

O reitor Marcelo Turine destacou que só existe inovação se há pesquisa nas Universidades. “E é isso que temos aqui. Uma parceria entre uma grande empresa, que é a Copa Energia, uma grande Universidade, a nossa UFMS, junto com o Governo Federal, via ANP. É uma história de sucesso, na qual hoje celebramos vários resultados muito positivos para o agronegócio brasileiro, sul-mato-grossense e para a agricultura familiar”, disse.

“A Universidade já realiza a análise da qualidade do GLP importado pela Copa Energia para distribuição nacional desde 2019, os novos projetos surgiram na sequência, trazendo inovação. São pesquisas muito importantes que contam com a autorização excepcional da ANP para o uso do GLP como alternativa energética”, informou o diretor da Agência de  Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira.

Na pesquisa intitulada Geração distribuída de energia foi realizada a avaliação da eficiência energética e a economicidade do uso de grupo motor gerador alimentado à GLP para a geração de energia elétrica, tanto de forma isolada (off-grid), quanto conectada à rede de distribuição (on-grid) da concessionária local. No Laboratório de Modelagem e Simulação de Sistemas Elétricos, foram realizados testes para avaliar a eficiência do GLP na geração de energia elétrica de forma distribuída na primeira usina de microgeração, com capacidade de produção de 75 quilowatts. Resultados preliminares já mostram desempenho eficiente, com índice de poluição baixa.

Já na pesquisa Geração de energia para a piscicultura, a abordagem foi voltada ao GLP como recurso energético para o agronegócio, com foco na produção de peixes. O gás possibilita que a energia gerada seja utilizada na oxigenação dos tanques.

O diretor de Estratégia e Novos Negócios da Copa Energia, Cléber Hamada, explicou que os projetos em parceria são significativos para a obtenção de comprovações técnico-científicas e mercadológicas necessárias para a liberação dos novos usos do GLP. “Queremos fomentar os micro, pequenos e médios produtores rurais, principalmente na área da piscicultura, que dependem dos aeradores para gerar o oxigênio para os alevinos. Existem regiões nas quais não há acesso à energia elétrica e há os que já têm energia, mas dependem dessa segurança, então eles poderão utilizar um gerador como backup, garantindo que não haverá mortalidade de seus peixes na produção”, apontou.

A apresentação dos resultados teve a participação do diretor-presidente da Copa Energia, Antônio Carlos Moreira Turqueto; do superintendente de Produção de Combustíveis da ANP, Brunno Atalla; do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, Sérgio Bandeira de Mello; do gerente de Desenvolvimento de Negócios na Aggreko, Michael Campos; do deputado federal Geraldo Resende e do secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna.

Os participantes também visitaram as dependências da UFMS onde são realizados os estudos. Pela manhã, conheceram o Laboratório de Modelagem e Simulação de Sistemas Elétricos, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, e o setor de Piscicultura, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Durante a tarde, ocorre a visita à Fazenda Escola da Universidade, localizada no município de Terenos.

Texto: Ariane Comineti  e Bianka Macário

Fotos: Álvaro Herculano