UFMS é convidada a aderir ao Pacto Juntos por Campo Grande

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu o convite para aderir ao Pacto “Juntos por Campo Grande”, pelos seus professores, técnicos e alunos. Em reunião com representantes da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), o Reitor, Marcelo Turine, acolheu a pauta que tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de novas diretrizes de desenvolvimento para a Capital.

A ideia do pacto é promover a participação intensa de todos os setores da sociedade civil organizada, principalmente do setor empresarial, onde há a possibilidade enorme de aproveitar o potencial que o município tem, incluindo a criatividade e a energia do empresariado, trabalhando integrado com o gestão municipal. Na prática, a proposta estimula a criação de um projeto de gestão integrada entre Município, sociedade civil e instituições promotoras do desenvolvimento, como a UFMS.

A partir do Pacto foi produzida uma Carta de Intenção, que contou com a colaboração de vários representantes de diversas entidades. A carta propõe uma governança democrática baseada na relação participativa e transparente entre os poderes municipais e a sociedade civil organizada, visando de fato uma gestão compartilhada. Este documento foi entregue ao Reitor.

“É muito gratificante para mim ver um movimento que tem como propósito a mobilização da sociedade em prol do desenvolvimento da Capital e do município. Tenho a certeza que as mudanças que tanto desejamos passam pela implantação de uma governança mais democrática e aberta ao diálogo”, comentou Turine.

Estiveram presentes na reunião o professor aposentado da UFMS, Fausto Matto Grosso, e os representantes da ACICG, Frederico Valente e Renato Paniago.