UFMS e CMO firmam acordo de cooperação para estágio obrigatório

A UFMS e o Comando Militar do Oeste celebraram acordo de cooperação, especifico para a realização de estágio obrigatório.

As duas Instituições já realizaram convênios passados, mas o recente tem um escopo mais amplo, abrangendo todas as áreas de formação e a possibilidade de atuação dos acadêmicos em todos os câmpus.

Representantes da Divisão de Divisão de Desenvolvimento Profissional da UFMS e professores da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) estiveram no CMO para conhecer in loco as possiblidades e locais de trabalho dos futuros estagiários.

“Esse contato possibilitará aos professores visualizar o campo de estágio, o que o CMO tem a oferecer, ás áreas, as especialidades e tudo isso ajudará os professores definir quais os acadêmicos com melhor perfil para esse tipo de estágio”, diz a chefe da Divisão de Divisão de Desenvolvimento Profissional, Roberta Gomes.

Responsável pelo setor de Projetos, Programas, Acordos e Convênios do CMO, o Coronel José Roberto de Melo Queiroz enfatizou que essa parceria será muito proveitosa para ambas as Instituições.

“Há muita coisa que a Universidade pode colaborar. Temos interesse em todas as áreas: engenharias, arquitetura, tecnologias, computação, administração, licenciaturas, áreas médicas como enfermagem, fisioterapia, odontologia e outras. É sempre bom ter mais um aliado e quem sabe, futuramente, possamos fazer intercambio técnico-científico e de pesquisa”, expôs o Coronel.

Para este ano, o CMO irá trabalhar com mais de 40 obras o que irá possibilitar aos acadêmicos o acompanhamento, aprendizagem e trabalho em diversas frentes de atuação, desde planejamento, orçamento, projeto, revisão técnica, fiscalização de obras, parecer técnico, entre outros.

O professor de Engenharia Civil da Faeng Andrés Batista Cheung destacou que os alunos terão o maior prazer de fazer esse estágio, independentemente do estágio não ser remunerado. “Podemos enviar os projetos pedagógicos ao CMO para que eles saibam quais as disciplinas que os alunos já cumpriram ou estão cursando de forma a melhor aproveitá-los nas áreas específicas”.

Existe sim, segundo a professora de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção Andrea Romero Karmouche, uma grande demanda dos alunos de Engenharias por estágio. “Necessitamos muito desses estágios, que serão bastante completos para os acadêmicos da UFMS que estão nos últimos anos de graduação. São alunos com mais compromisso e que chegam bastante animados por quererem aprender ainda mais nas suas áreas de escolha”, afirmou.

Os estágios obrigatórios, realizados nos últimos anos dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos, têm em média 160 horas a serem cumpridas. Pelo acordo de cooperação, todos os alunos serão cobertos com seguro.