A UFMS passou a integrar o Observatório de Sustentabilidade na Educação Superior da América Latina e Caribe, programa interinstitucional de pesquisa, extensão e educação continuada que reúne instituições de ensino superior comprometidas com o meio ambiente, a preservação e a sustentabilidade.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, a UFMS é a única universidade brasileira a integrar o programa. “Essa participação contribui com a internacionalização da universidade, possibilitando conhecer o processo pelo qual outras instituições de ensino superior da América Latina e no Caribe incorporam as questões ambientais e de sustentabilidade em suas funções de formação de pesquisa e extensão, e com suas ações de governança e gestão institucional”.
O processo de integração foi realizado sob a coordenação da professora da Escola de Administração e Negócios Rosamaria Cox Moura Leite. Para ela, a integração é uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências e conhecimento com outros países latinos. “Vamos trabalhar com o desenvolvimento de pesquisas, projetos em conjunto com os pesquisadores do Observatório e também diagnosticar como a UFMS está contribuindo com preenchimento do formulário dos ODS”. Além disso, ela disse que haverá um evento nacional para que outras universidades brasileiras preencham o formulário e organizem internamente suas ações para melhor contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
A Instituição também passou a integrar a Aliança de Redes Ibero-americanas de Universidades para Sustentabilidade e o Meio Ambiente (Ariusa), que promove e apoia ações de educação ambiental superior, assim como a cooperação acadêmica e cientifica. A Ariusa engloba 26 redes universitárias, com 442 instituições de ensino superior de 16 países.
Texto: Lúcia Santos