UFMS destina mais de R$ 500 mil para apoio aos programas de pós-graduação

Até o dia 15 de agosto estão abertas as submissões para o Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu (Proap), que concede auxílio financeiro a todas as pós-graduações da UFMS. São mais de R$ 500 mil para fomentar ações de pesquisa, de extensão tecnológica e de inovação relevantes para a sociedade, com impactos na formação dos estudantes de pós-graduação da Universidade e gerar novos conhecimentos na consolidação da pesquisa e da pós-graduação.

“A importância desse edital está no fato de incentivar os programas de pós-graduação por meio de disponibilização de recursos financeiros, além daqueles concedidos pela Capes, para estimular a produção científica e a formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado, além da qualificação de servidores. Esses recursos proporcionam melhores condições para a formação de recursos humanos e para a produção científica da UFMS. Os recursos do Proap podem ser utilizados para pagamento de despesas com aquisição de material de consumo; serviços de terceiros (PJ), aquisição de diárias e passagens; taxas de inscrição e auxílio financeiro para participação em eventos científicos e auxílio para manutenção de equipamentos”, explica o diretor de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Gelson dos Santos Difante.

Para o professor Marcos Paulo da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, um edital com apoio financeiro é de extrema importância para os programas de que estão em fase de consolidação. “Em um momento de escassez de recursos voltados a ciência e tecnologia no Brasil, um edital como do Proap UFMS é essencial, especialmente para os programas jovens, que estão em crescimento e consolidação como é o nosso caso. Essas verbas são fundamentais, para sintonizar esses programas com o que tem de mais avançado nas pesquisas nas respectivas áreas no país e serve como uma espécie de contrapartida, em um momento que as agências nacionais como a Capes e o CNPq tem reduzido os recursos”, destaca.

Em 2020, o programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento foi contemplado no Proap e com o recurso lançaram o e-book Manual de Práticas e Condutas em Fisioterapia Dermatofuncional: atuação no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. “Trata-se de uma oportunidade única para o estabelecimento dos programas de pós-graduação recentemente inaugurados e também no desenvolvimento dos que já tem uma base mais solidificada no âmbito da pós-graduação na Universidade. Vivenciamos uma situação bastante peculiar, uma vez que a Capes acaba de introduzir uma nova ficha de avaliação dos programas e com este novo instrumento, alguns objetivos, ganharam uma maior notoriedade e acabaram tendo uma importância maior para a conceituação”, explica o coordenador Silvio Assis de Oliveira Júnior.

As propostas devem ser submetidas pela coordenação de cada programa de pós-graduação por meio do Sigproj, discriminando o valor previsto a ser utilizado em cada um dos itens financiáveis descritos no edital e levando em conta o valor total máximo destinado ao respectivo programa. Mais informações estão disponíveis no edital abaixo.

Download (PDF, 298KB)

Texto: Lidiane Antunes (estagiária de Jornalismo)