“Hoje é um dia de festa. Um grande dia para celebramos essa parceria inédita”, disse o Diretor-presidente da Fundação Municipal do Esporte (FUNESP) Rodrigo Terra, durante a cerimônia de lançamento dos dois núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) que foram implantados na UFMS.
O Teatro Glauce Rocha estava cheio e reagiu àquela frase. A emoção tomou conta do lugar como prova do impacto positivo do programa. Em Campo Grande existem 10 núcleos do PELC em atividade. A partir do PELC, a prefeitura, em parceiras como esta firmada com a universidade, democratiza o acesso aos esportes e exercícios físicos, levando à comunidade a possibilidade de desenvolver a prática de atividades físicas, culturais e de lazer para todas as faixas etárias e pessoas portadoras de deficiência.
Na opinião de Rodrigo, o PELC é o maior programa de Esporte e Lazer do Governo Federal porque ele tem como característica “atender a todas as faixas etárias, como atividades específicas para cada idade, e sempre com enfoque na melhoria da qualidade de vida”, afirmou.
Pensando justamente na questão de qualidade de vida, o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, avalia que a parceria com a FUNESP é muito importante para universidade.
“É uma ação inédita nesses 40 anos de vida da UFMS, pois diz respeito ao envolvimento da universidade e de sua política de esporte e lazer com a política municipal de esporte. Isso mostra o potencial que a educação, ciência, tecnologia e inovação tem para alavancar o esporte, junto com a prefeitura de Campo Grande. A UFMS se alegra em consolidar essa política para que possamos, juntos com a sociedade, melhorar a qualidade de vida de todos, em especial, dos professores, técnicos e alunos da UFMS, que poderão estudar e trabalhar tendo a possibilidade de praticar uma atividade de lazer”, comentou Turine.
Para o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, o objetivo da parceria é “proporcionar a inclusão, principalmente de jovens e adolescentes, que busquem no esporte um futuro melhor”.
Dentro da UFMS foram disponibilizadas mais de 1.5 mil vagas, distribuídas em 17 atividades, sendo musculação, hidroginástica, treinamento funcional, natação e tênis de quadra as práticas mais procuradas. De acordo com a Coordenadoria de Cultura e Esporte, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE), as atividades que vão ser ofertadas nos dois núcleos do PELC foram selecionadas a partir de uma consulta pública.O que se espera do programa é que ele mude o ambiente de convívio da UFMS, dando-lhe um novo significado.
“Obviamente um projeto da magnitude do PELC, vai transformar a universidade como espaço onde nossos alunos e servidores terão mais prazer de estarem aqui”, completou o coordenador da Coordenadoria de Cultura e Esporte, professor Junior Silva.