A UFMS concluiu o Relatório de Autoavaliaçao Institucional triênio 2015-2017 e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), por meio da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI), tornou acessível o documento na página www.seavi.ufms.br
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema de Avaliação da Educação Superior e constitui-se por dois processos essenciais: a autoavaliaçao e a avaliação externa. A autoavaliaçao institucional permite que a Instituição conheça melhor a sua realidade, isto é, as potencialidades e as oportunidades de melhoria de modo a praticar atos internos que permitam aos gestores cumprir com mais qualidade os objetivos e a missão da Instituição.
Os gestores da Universidade podem utilizar o Relatório como ferramenta de gestão considerando que apresenta elementos imprescindíveis para o planejamento, quer seja do curso, das Unidades Acadêmicas Setoriais e da Instituição.
Autoavaliação
Na UFMS, a Autoavaliaçao institucional é coordenada pela CPA em parceria com as Comissões Setoriais de Avaliação – CSAs e com o apoio da SEAVI. Deve ser realizada anualmente e culmina com o encaminhamento do Relatório de Autoavaliaçao Institucional ao INEP/MEC.
“A elaboração do Relatório de autoavaliaçao da UFMS é, com certeza, um grande desafio para a Instituição e a sua finalização somente ocorre graças à dedicação e o comprometimento de pessoas que acreditam na importância da Avaliação”, explica a Secretária Especial de Avaliação Institucional Marize Peres.
Segundo a professora Marize, investir no processo avaliativo da Instituição com certeza contribui com a melhoria dos resultados e é requisito para qualificar e dar transparência à gestão.
“O Relatório de autoavaliaçao representa muito mais que uma ferramenta/instrumento para a gestão ou o cumprimento da formalidade de entrega ao MEC. É uma área de conhecimento. Cabe a Universidade aproveitar-se desses resultados ainda mais considerando o atual momento da vida nacional, de ajustes orçamentário-financeiros nas IFES. A Avaliação ganha mais importância ainda porque permite que se faça uma boa gestão a partir de indicadores”, completa.
O Relatório apresenta os processos, a evolução, as ações e os resultados das avaliações desenvolvidos pelos diferentes segmentos da comunidade universitária com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Está organizado de acordo com a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES no 065/2014 e contempla os cinco eixos que permeiam o processo de avaliação externa do MEC, englobando as dez dimensões do SINAES.
Também faz a Análise dos dados coletados e apresenta as fragilidades e potencialidades indicadas pelas Unidades da Administração Central. É o resultado das atividades realizadas pelos diversos atores envolvidos no processo de avaliação no contexto das políticas públicas de educação superior, dentre eles: CPA; reitoria; pró-reitorias; Unidades Acadêmicas Setoriais; coordenadores de curso; estudantes; professores e técnico-administrativos.
Em breve será realizada a I Semana de Avaliação Institucional quando a CPA terá a oportunidade de apresentar os resultados da autoavaliaçao da UFMS, triênio 2015-2017, para a Administração Central, enquanto as CSAs apresentarão os resultados da Autoavaliaçao da suas Unidades para a comunidade da sua Unidade, relativo ao ano de 2017.
Confira aqui o Relatório de Autoavaliaçao Institucional 2015-2017