A 15ª edição do UI GreenMetric World University Rankings 2024 aponta a UFMS como a 68ª universidade mais sustentável entre 1.477 instituições de todo o mundo. A colocação representa o avanço de seis posições no ranking, em meio a mais instituições avaliadas neste ano.
Além de uma melhor colocação geral, a UFMS conquistou a 10ª posição entre as 178 instituições da América Latina; avançou uma posição em relação às 47 instituições brasileiras, ficando com a 4ª colocação; manteve a 3ª posição em relação às universidades federais e também a liderança no Centro-Oeste e no Estado.
“Mesmo com o aumento de 294 instituições participantes neste ano, alcançamos posições ainda melhores, refletindo o comprometimento e a excelência de nossas ações relacionadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável”, informa o diretor de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, Leonardo Carvalho.
O resultado alcançado é atribuído à soma de esforços institucionais para promover a sustentabilidade de forma abrangente e inovadora. Entre os destaques, o diretor aponta a criação do Jardim Botânico UFMS, a implantação da Sala Verde UFMS, o aprimoramento de iniciativas já existentes como o Parque da Ciência e o Eletroposto, além da expansão das placas fotovoltaicas em funcionamento. O edital Coleta Seletiva Cidadã e os eventos como a Semana Lixo Zero, a Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico e a campanha Eu Respeito, com o tema Meio Ambiente, também são listados como iniciativas que tiveram grande impacto, além das ações promovidas pela Rede UniSustentável, coordenada pela UFMS.
Para o diretor, o avanço no GreenMetric 2024 representa um reconhecimento internacional importante do compromisso da UFMS com a sustentabilidade, refletindo os esforços contínuos para integrar práticas sustentáveis em todas as suas atividades acadêmicas, administrativas e de extensão. “Para a Instituição, esse resultado solidifica sua posição como uma referência em sustentabilidade no Brasil e no mundo, mostrando que é possível unir ensino, pesquisa e práticas ambientais responsáveis. Para a comunidade, significa a consolidação de um ambiente mais sustentável, que beneficia diretamente estudantes, servidores e a sociedade, criando uma cultura de respeito ao meio ambiente e estimulando a inovação em prol de um futuro mais sustentável e inclusivo”, ressalta.
“Um fato importante que merece destaque é a criação da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, que representa um passo fundamental para integrar ainda mais as ações de cidadania e sustentabilidade em todas as esferas da Universidade. Com uma estrutura dedicada e específica, a Pró-Reitoria fortalecerá a implementação de políticas e projetos voltados à formação de cidadãos conscientes e à promoção de práticas sustentáveis. Além disso, terá um papel estratégico no alinhamento das ações da Universidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na coordenação de iniciativas transversais que envolvem tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral”, finaliza.
O UI GreenMetric World University Ranking foi criado em 2010 pela Universitas Indonesia. Ao todo, 39 indicadores são avaliados em seis eixos: transporte, uso da água, gestão de resíduos, ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas e educação e pesquisa. Mais informações podem ser obtidas na página do ranking.
Texto: Ariane Comineti