Pelo segundo ano consecutivo, a UFMS está entre as universidades mais sustentáveis do país. A informação vem do UI Green Metric World University Ranking 2020, que coloca a UFMS em 4º lugar entre as 13 instituições federais brasileiras e 10º no ranking nacional, que teve a participação de 38 universidades. No ranking global, a Universidade ocupa a posição 242 entre 912 instituições de ensino.
A classificação é feita com base em indicadores de sustentabilidade, como estrutura e área, energia e mudança climática, resíduos, água, transporte e ensino e pesquisa.
“Estamos muito orgulhosos desse reconhecimento porque temos investido em sustentabilidade e nossa meta é cada vez mais ser uma Universidade Verde”, disse o reitor Marcelo Turine. Entre as atividades já desenvolvidas estão o incentivo a utilização de energias renováveis, redução da emissão de carbono, preservação de áreas verdes, reciclagem de resíduos, entre tantas outras.
Desde 2018, com a revitalização do Plano de Logística Sustentável, a UFMS tem adotado práticas que reforçam a importância de políticas, processos e programas relacionados ao desenvolvimento sustentável.
No ano passado foi criado o Comitê de Contratações e Logística Sustentável, vinculado ao Comitê de Governança Institucional, que entre outras ações, tem a responsabilidade de avaliar e propor programas de eficiência energética, uso e conservação de água e critérios e práticas de sustentabilidade. “Alunos das empresas juniores têm participado de desafios de sustentabilidade e a Universidade caminha para aliar a preservação ambiental com a modernidade de uma cidade inteligente, se transformando em uma referência nacional e internacional, com impacto na formação dos nossos jovens. Esse é o nosso sonho e estamos trabalhando muito para isso”, afirma Camila Ítavo, vice-reitora da UFMS.
No Brasil, a USP ficou em primeiro lugar, ocupando a posição 13 no ranking global, seguida da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 30º lugar, e a Universidade de Campinas, em 100º.
O UI Green Metric World University Ranking é realizado desde 2010, pela Universidade da Indonésia. Veja o Ranking 2020.
Texto: Rose Pinheiro