Em função da pandemia da Covid-19, o Conselho Universitário da UFMS aprovou que as vagas para ingresso no primeiro semestre de 2021 serão preenchidas com 80% pelo Vestibular e 20% pelo Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE). Os cursos de graduação Pedagogia – Licenciatura/noturno, Engenharia Civil – Bacharelado/integral e Direito – Bacharelado/noturno, da Cidade Universitária, com ingresso no segundo semestre letivo de 2021, continuarão com a distribuição de vagas: 40% para Sisu, 40% para Vestibular e 20% para o PASSE.
A proposta foi feita pelo conselheiro e pró-reitor de Graduação (Prograd), Ruy Caetano Correa Filho, que explicou a necessidade excepcional. “Nossa preocupação nesse momento é acolher os estudantes que estão se preparando para ingressar na UFMS, com a manutenção do calendário em dia, como neste ano de 2020. Essa decisão oferece a oportunidade de realização do curso a 24 mil estudantes, a colação de grau aos prováveis formandos ainda em 2021 e, ao mesmo tempo, garante a entrada dos novos estudantes via Vestibular e PASSE, beneficiando a todos”, disse.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, com o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, consequentemente, da liberação dos resultados pelo Sisu em 2021, muitas universidades, assim como a UFMS, estão, emergencialmente, encontrando alternativas para que os estudantes não fiquem prejudicados. “A adoção do Sisu para o ingresso no primeiro semestre de 2021 acarretaria em atrasos no início do semestre letivo, atraso em todos os cursos e prejuízo as formaturas. Os alunos que sonham em ingressar também teriam que esperar mais de seis meses para ingressar somente em agosto de 2021”, ressalta.
Desde o início da pandemia mundial da Covid-19, a UFMS é uma das únicas instituições federais que cumprirá sua missão de finalizar as aulas do segundo semestre dentro do ano de 2020, contribuindo para a formatura de milhares de estudantes ainda em 2020, jovens preparados para atuar nas residências, nas empresas, nos concursos públicos e em salas de aula em MS e no Brasil.
Desde a adoção de processos seletivos independentes em 2017, como o PASSE e Vestibular, tem se aumentado o número de estudantes de escolas públicas de Mato Grosso do Sul que conseguem realizar o sonho de ingressar em cursos extremamente concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia. Além disso, a UFMS possui o Programa Vem pra UFMS que com visitas e dicas para escolha dos cursos e o Cursinho UFMS em todos os campus da UFMS, que tem preparado milhares de estudantes para a seleção em todo Mato Grosso do Sul.
A UFMS está de portas abertas aos estudantes de MS e do Brasil, que podem ingressar mediante vestibular ou PASSE, com editais públicos nos moldes de várias universidades brasileiras, como USP, UFPR, UnB e Unicamp, e de modo a evitar prejuízos aos estudantes de todo o país, em datas de provas que não coincidem com o Enem (presencial e digital) e demais provas nacionais. Para preenchimento de todas as vagas, o Enem será utilizado pela UFMS, em processo seletivo complementar.
Das provas, cotas e isenção
As provas do Vestibular e PASSE serão aplicadas em todos os municípios onde a UFMS tem campus e ainda na cidade de Dourados. Os processos atendem a Lei de Cotas Nacional e também prevê isenção da taxa de inscrição para quem fizer jus, de acordo com o edital público. As provas do Vestibular serão no dia 29 de janeiro e do PASSE no dia 5 de fevereiro de 2021. O início das aulas será em 15 de março de 2021.
Texto: Rose Pinheiro e Vanessa Amin