UFMS apresenta SBPC 2019 e Corumbella no Festival América do Sul Pantanal

A UFMS esteve presente no 14º Festival América do Sul Pantanal (FASP), que aconteceu entre os dias 24 a 27 de maio, em Corumbá. No estande da Universidade, localizado em frente ao palco principal, os mais de 800 visitantes receberam informações sobre a SBPC 2019 e sobre as pesquisas do fóssil Corumbella.

Em julho de 2019, a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) será realizada na Cidade Universitária, em Campo Grande. No FASP foram distribuídos folhetos explicativos sobre a reunião em português, inglês e espanhol.

Para o professor Ivo Leite Filho, a presença no evento foi de grande relevância, principalmente por ser um festival de porte internacional e ser considerado um dos mais importantes para o estado. “O festival trouxe um público que nós temos interesse de conhecer, além de falar de cultura e arte, falar de ciência e tecnologia”.

Em relação ao fóssil Corumbella, o professor alemão visitante Detlef H. G. Walde apresentou as pesquisas do grupo, que na década de 80 descobriu o vestígio de um primeiro coral com 550 milhões de anos.

O professor Marcelo Fernandes, pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), lembra que o Festival América do Sul foi criado pela UFMS e após ganhar uma proporção maior a administração do evento foi transferida para o estado.  “O festival é um marco e a UFMS estar presente foi importante porque pudemos ser vistos não só pelo público corumbaense mas por instituições que estavam lá representadas, como a Colômbia, Bolívia, Paraguai e Argentina”, relata o professor.

Com o tema “Cultura e Cidadania sem Fronteiras”, o FASP contou com músicas, danças, artes plásticas, artesanatos e apresentações teatrais. Foram 17 horas diárias de programação gratuita para toda população, com 200 atrações artísticas.