A Universidade realizou a adesão ao Programa de Apoio à Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) do Ministério da Economia. A ação ratifica o compromisso da administração, sob liderança do reitor Marcelo Turine e vice-reitora Camila ítavo, em ações de inovação, governança e gestão. Com a assinatura do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) em 3 de dezembro, a UFMS tornou-se uma das primeiras instituições federais do estado a aderirem ao programa.
O TransformaGov tem como objetivo promover a modernização da gestão estratégica dos órgãos da administração pública federal, a otimização da implementação das políticas públicas e mais eficiência ao gasto público. O programa oferece aos gestores um conjunto de soluções e portfólios de curto e médio prazo já desenvolvidos e disponibilizados pelo Ministério da Economia. As ações contemplam cinco dimensões: Governança e gestão estratégica; Processos; Arranjos institucionais e estruturas organizacionais; Infraestrutura e logística e Gestão de Pessoas.
“No plano onde a UFMS é signatária, consta a previsão de implementação de ações de modernização nas áreas de Planejamento, Transparência, Informação Corporativa, Patrimônio e Custeio e Governança e Gestão de Pessoas, que devem ser realizadas até o fim de 2023”, explica o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, e presidente da Comissão de Assessoramento, responsável pelo acompanhamento e execução do PGT-UFMS, Augusto Cesar Portella Malheiros.
A primeira ação proposta e que já está em andamento, com o contrato já celebrado junto à empresa operadora dos serviços, é a implementação do almoxarifado virtual. “É uma ferramenta inovadora que tem dado muito certo em outros órgãos públicos, e tem impactado diretamente na economicidade em escala. Trata-se de uma forma de racionalizar os custos com licitação, e, sobretudo, a economia do gasto público. Isso oportuniza à nossa UFMS reverter a economia gerada em ações voltadas à oferta de infraestrutura e também diretamente a atividades fim da instituição, ratificando nosso compromisso com o aprimoramento da gestão”, explicou o diretor de Gestão de Contratações da UFMS e responsável focal entre Universidade e Ministério da Economia, Márcio de Aquino.
Ainda segundo Márcio, a adesão ao almoxarifado virtual oportuniza evitar estoques desnecessários ao almoxarifado, de maneira que a empresa que venceu a gestão de entrega dos produtos a realize em um prazo de até 15 dias da solicitação. “Assim, tão logo seja realizada a entrega na UFMS, a tendência e propositura é destinar à nossa unidade demandante do produto”, apontou.
Outras ações estão previstas no cronograma do PGT-UFMS, que traz também os objetivos e prazos para cada providência e os gestores/dirigentes responsáveis da Universidade pela implementação, conjuntamente com os técnicos do Ministério da Economia, responsáveis pelo subsídio à ação. Entre as unidades com atuação estão as pró-reitorias de Administração e Infraestrutura (Proadi), de Gestão de Pessoas (Progep) e de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), e as agências de Comunicação (Agecom), de Internacionalização e de Inovação (Aginova) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), enquanto unidade de retaguarda e suporte técnico.
Os técnicos do Ministério responsáveis por acompanhar as ações junto aos líderes da UFMS são: João Francisco Araújo Maria, Sergio Maximino, Fernando Costa, Juliana Loureiro, Cintia Moura, Daniela Marques, Marcos Gomes, Pedro Castro, Camila Pereira, Catarina Mendonça Ferreira Lima Pinheiro e Iluska Kaltenecker Retto de Queiroz. Catarina e Iluska, especialistas em políticas públicas e gestão governamental, são respectivamente a gerente e co-gerente do PGT junto à UFMS, e Iluska é também gerente das redes estaduais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.
Convite e ações anteriores
Segundo o diretor de Gestão de Contratações da UFMS, a Universidade já trabalhava as boas práticas na gestão e governança. “Como exemplo, temos o formato das licitações da UFMS, que são realizadas de forma centralizada, atendendo a demandas da Cidade Universitária e de todos os nove câmpus. Isso gera consequentemente, além de economia de escala, também a padronização e isonomia na oferta de produtos e serviços disponibilizados para toda comunidade UFMS. Também como exemplo, temos a implementação do leilão digital. Em nosso primeiro leilão digital iniciado em 2019 e concluído em 2020, tivemos um superávit de 600% a mais nos valores referenciais publicados no edital, ou seja, o modelo deu super certo, além de cumprir com os preceitos de transparência e competitividade necessários ao processo”, informou.
Para Márcio, “essas e outras diversas ações e indicadores nos quais a UFMS tem se destacado nos últimos anos certamente implicaram na seleção da UFMS por parte do Ministério da Economia, dentre outras instituições de ensino, sobretudo as já alinhadas a esse aprimoramento, para o convite à adesão”. Assim, em 2020, a UFMS assinou o protocolo de intenções junto ao Ministério, para a realização e fortalecimento de diversas ações, com vigência até julho deste ano. Entre as realizações no período, Márcio destacou a implementação do TaxiGov, um serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal em deslocamentos a trabalho.
Lançamento
Em 2021 o TransformaGov foi aprimorado e o convite do Ministério da Economia à adesão da UFMS foi ratificado. No último dia 17 de dezembro foi realizada a reunião virtual de lançamento do PGT-UFMS com a presença dos gestores da Universidade e dos técnicos do Ministério, para o alinhamento e desenvolvimento das ações. “Para nós é uma alegria muito grande realizar todas essas ações em parceria e com o apoio do Ministério da Economia. Agradeço pela oportunidade e juntamente com toda nossa equipe, que está à disposição, espero honrar com todos os compromissos do termo de adesão, para tornarmos nossa Universidade cada vez mais inovadora, com governança e gestão cada vez mais estratégicas”, falou o reitor Marcelo Turine.
Texto: Ariane Comineti