Nesta sexta-feira, 27, a TV UFMS passa a exibir a série documental Ekobé às 18h para toda a comunidade universitária. A série é uma produção colaborativa entre sete TVs universitárias brasileiras, incluindo a própria TV UFMS. As produções serão disponibilizadas semanalmente em todos os canais de transmissão das universidades envolvidas na produção.
A série estreou em junho deste ano no 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central, que integrou o 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) realizado em Goiás (clique aqui para saber mais). O primeiro episódio apresentado será o Raízes do Mangue, produzido pela TV da Universidade de Fortaleza (Unifor). Além dela, também participaram as TVs da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Goiás, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
A produção realizada pela TV UFMS é o episódio Identidade indígena no meio urbano, que aborda o tema da ocupação indígena em Campo Grande, por meio da história sobre a primeira aldeia urbana do país, a Aldeia Urbana Marçal de Souza. A série completa possui sete episódios com duração de 15 minutos cada, que abordam a temática da ocupação humana, com narrativas sobre a relação entre os seres humanos e o meio ambiente.
A série teve o apoio da Associação Brasileira de TVs Universitárias e foi coordenada pelo professor Max Eluard da TV Unifor, e pela professora Ana Paula Ladeira da UEG TV. Para acompanhar a exibição e assistir aos episódios basta acessar o canal da TV UFMS a partir do horário marcado para a transmissão.
Confira o teaser da série documental:
Texto: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica